16/9/19
 
 
Seis países pedem investigações à Venezuela

Seis países pedem investigações à Venezuela

AFP Jornal i 27/09/2018 18:09

Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Canadá solicitaram ao Tribunal Penal Internacional que investigue os casos de crime contra a humanidade na Venezuela 

Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Canadá pediram esta quarta-feira ao Tribunal Penal Internacional (TPI) que investigue a Venezuela. Em causa estão os crimes contra a humanidade cometidos desde 2014 pelo governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

A investigação solicitada ao TPI pelos seis países tem, entre os vários documentos enviados, um relatório do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, onde são reportados casos de execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias e tortura, que ocorreram entre abril e julho do ano passado durante os primeiros protestos contra o governo de Maduro.

Há ainda um relatório elaborado por especialistas da Organização dos Estados Americanos que consideram que 11 pessoas, onde está incluído o presidente venezuelano e membros das Forças Armadas, cometeram crimes contra a humanidade.  

Roberto Ampuero, ministro do Exterior do Chile, apoia a investigação à Venezuela. “As violações de direitos humanos na Venezuela têm de terminar e aquelas que ocorreram precisam de ser investigadas para determinar quem são os responsáveis, também em termos individuais”, disse Ampuero.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×