23/8/19
 
 
53% das PME alvos de ataques informáticos

53% das PME alvos de ataques informáticos

DR Jornal i 27/09/2018 17:54

Infraestruturas de segurança menos sofisticadas, menos experiência e maior falta de colaboradores qualificados para responder a ameaças deixam estas empresas mais vulneráveis

As pequenas e médias empresas (PME) parecem ser cada vez mais alvo de ciberataques. 

Das 1.816 PME de 26 países, 53% foram alvo de ataques informáticos e destas, quatro em cada dez, 39%, enfrentaram um ataque grave e viram mais de metade dos sistemas afetados enquanto 40% sofreram uma quebra do sistema durante 8 horas ou mais. 

Em causa poderão estar as infraestruturas de segurança menos sofisticadas, em relação às grandes empresas, a menor experiência e a falta de colaboradores qualificados para gerir e responder a estas ameaças.

Estas empresas gerem, em média, 5.000 alertas de segurança por dia, mas apenas 54% destes foram investigados. Destes, 37% são legítimos e 41% ficaram por analisar com risco para organização. 

Phishing (79%), ameaças avançadas permanentes (77%), ransomware (77%), ataques do DDoS (75%) e a proliferação do fenómenos BYOD (7%) são os ataques que mais dores de cabeça provocam às PME's. 

"Ainda que a maioria dos responsáveis de Segurança inquiridos afirmem já estar a utilizar ou a considerar utilizar ferramentas de automatização, a Inteligência Artificial (IA) e machine learning, a sua utilização é menor quando comparada com grandes empresas (mais de 1.000 trabalhadores). 70% das médias empresas já se apoiam em ferramentas de IA (grandes – 74%), 81% em automatização (grandes – 85%) e 75% em machine learning (grandes – 74%)", afirma a Cisco. 

Por forma a maximizar a sua eficiência, cerca de 19% das PME investiram em atualização a segurança dos seus terminais para se protegerem melhor de malware avançado, 18% melhoraram a segurança das suas aplicações contra ataques na Web e 17% implementou soluções de prevenção de intrusões. 

Por forma a protegerem-se destes ataques, 70% das PME guardam parte da documentação na Cloud e recorrem a serviços de outsourcing.

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×