17/10/18
 
 
NASA quer limpar lixo existente no Espaço | Vídeo

NASA quer limpar lixo existente no Espaço | Vídeo

Youtube Jornal i 19/09/2018 17:26

O Centro Espacial Surrey criou uma rede que envolve os destroços que estão na órbita da Terra e os arrasta para a atmosfera terrestre para que entrem em combustão

A preocupação com o lixo não se limita ao planeta Terra. No passado domingo foi lançado no Espaço uma rede que pretende limpar as toneladas de lixo que flutuam na órbita da terra.

Esta é a primeira experiência para limpar os destroços e restos de satélites desativados ou as ferramentas que os astronautas deixam cair sem querer e que permanecem continuamente em órbita. Atualmente existe mais de 7500 toneladas de lixo que circula a 27 mil quilómetros por hora à volta da terra.

O primeiro desafio consistiu em apanhar um objeto colocado em órbita para simular um destroço. Quando o objeto metálico que contém a rede atingiu os 6 a 8 metros de distância do objeto, a rede foi lançada para envolver o destroço.

"Funcionou tal como nós esperávamos", afirma Guglielmo Aglietti, diretor do Centros Espacial Surrey, responsável pela criação do aparelho, à BBC. "O alvo rodopiava tal como qualquer outro bocado de lixo [no espaço] mas vemos claramente que a rede o apanhou e estamos muito contentes com a forma como a experiência correu", explicou.

Depois de captar o destroço, a rede está programada para arrastar o detrito para a atmosfera terrestre para que este entre em combustão.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×