19/11/18
 
 
Esta é a primeira ciclovia feita apenas de plástico reciclado | Vídeo

Esta é a primeira ciclovia feita apenas de plástico reciclado | Vídeo

Dreamstime Jornal i 14/09/2018 19:07

Trata-se de “um grande passo para um futuro sustentável”, revelam os criadores do projeto

Tem trinta metros, é vermelha e destina-se a ciclistas. Pode parecer uma ciclovia normal, mas o que a distingue das outras é o facto de ser a primeira ciclovia feita apenas de plástico reciclado. Inaugurada a 11 de setembro em Zwolle (Holanda), esta ciclovia foi construída com 218 mil copos de plástico e 500 mil tampas.

O projeto-piloto é da autoria da Plastic Road, que já tem em mente a inauguração de outra ciclovia em Giethoorn – também na Holanda – prevista novembro.

Este projeto foi criado por dois jovens, Simon Jorritsma e Anne Koudstaal, que querem aplicar também o "plástico 100% reciclado" em estradas, parques de estacionamento e até plataformas de comboio, por exemplo. O objetivo é criar um "escoamento duradouro para os resíduos plásticos".

O projeto apresenta-se como sendo uma "forma rápida de construir estradas", "com menos impacto nos arredores" e "menos emissões de dióxido de carbono". Também a utilização do plástico faz com que as estradas durem mais devido aos "elementos modulares e pré-fabricados" que "encaixam em estruturas preexistentes".

Para além do material inovador que constitui a ciclovia, esta está equipada com censores que permitem avaliar a temperatura do pavimento e o número de bicicletas que por lá passam. A leveza do material permite ainda o desaguamento da chuva.

Os dois jovens criadores acreditam que este é “um grande passo para um futuro sustentável”.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×