23/9/18
 
 
Juncker propõe 10 mil agentes para a guarda costeira europeia.

Juncker propõe 10 mil agentes para a guarda costeira europeia.

AFP 12/09/2018 11:43

A proposta é de reforçar a Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira para proteger as fronteiras exteriores.

 

O presidente do executivo comunitário, Jean-Claude Juncker, anunciou a proposta de constituição de um corpo permanente para a guarda costeira europeia de 10 mil agentes até 2020. Durante o seu discurso sobre o “Estado da União”, foram enumeradas medidas para reduzir a pressão migratória que se vive na Europa, sobretudo a sul.

A proposta apresentada esta manhã no hemiciclo de Estrasburgo pretende reforçar o corpo permanente da FRONTEX, organismo de protecção de fronteiras da UE. Atualmente, esta força de policiamento de fronteiras possui cerca de 1500 agentes que trabalham em conjunto com as autoridades de cada país e assumem funções que passam pelo controlo de identidade e pela autorização ou recusa de entrada nas fronteiras externas.  

Junker assumiu que a medida pretende “fazer frente a novas necessidades migratórias” e enfatizou a necessidade de rotas legais para migração na Europa. Contudo, o reforço dirige-se apenas para a FRONTEX, deixando de parte as fronteiras internas entre os 28 países da União Europeia.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×