18/9/18
 
 
China acusa os EUA de serem os "campeões do mundo em distorcer os factos"

China acusa os EUA de serem os "campeões do mundo em distorcer os factos"

AFP Photo Jornal i 30/08/2018 13:46

A guerra entre a China e os EUA continua

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Hua Chunying, em conferência esta quinta-feira, foi questionada sobre as declarações de Donald Trump, depois de este acusar a China de estar a intervir na desnuclearização da Coreia do Norte.

“Muita gente, como eu, pensa que os Estados Unidos são os campeões do mundo em distorcer os factos de forma irresponsável e com uma lógica absurda", afirmou Hua Chunying. Acrescentando ainda que os Estados Unidos "deviam olhar-se ao espelho em vez de criticar os outros".

Donald Trump publicou vários tweets onde acusava a China “de complicar grandemente as coisas”, no que toca "aos diferendos comerciais" entre os dois países. Para além disso, o presidente norte-americano publicou que a relação com a Coreia do Norte é "boa e calorosa", sendo que não "há razões nesta altura para esbanjar dinheiro em jogos de guerra". Porém deixou um aviso: os EUA juntamente com a Coreia do Sul podem relançar exercícios militares, que serão os "maiores de sempre".

Trump tinha acusado a China de influenciar Pyongyang, de forma a dificultar a aproximação do presidente norte-americano de Kim Jon-un, líder da Coreia do Norte, o que deu origem a uma guerra comercial entre a China e os EUA.

Em junho, o líder dos EUA e Kim Jon-un reuniram-se em Singapura, onde se comprometeram a construir uma relação de paz e a Coreia do Norte a trabalhar na “total desnuclearização".

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×