20/9/18
 
 
Praia em Oeiras é a primeira no país com drone salva vidas

Praia em Oeiras é a primeira no país com drone salva vidas

Dreamstime Jornal i 20/08/2018 17:23

Aparelho está equipado com uma boia

A praia de Santo Amaro de Oeiras é a primeira em Portugal que dispõe, desde esta segunda-feira, de um drone salva vidas.

O aparelho – que está equipado com uma bóia e consegue salvar até quatro pessoas de cada vez –  estará em permanência na praia.

A iniciativa partiu dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, que foram apoiados pela Câmara de Oeiras. 

Durante a apresentação do aparelho à imprensa, Isaltino Morais, presidente da autarquia disse que este drone ajuda na "rapidez no socorro" às vítimas. "Pelo que nos foi dado a observar, julgo que em apenas 40 segundos é possível colocar a boia junto da vítima. É um investimento que vale a pena", disse o autarca.

Segundo o comandante dos bombeiros de Paço de Arcos, "o drone permite atingir velocidades de cerca de 55 quilómetros por hora e suporta ventos até cerca de 30 quilómetros por hora, com capacidade para transportar objetos até sete quilogramas. A boia insuflável, que apoia o salvamento, enche-se automaticamente quando toca na água".

Este aparelho será usado em simultâneo com o nadador-salvador e todas as entidades envolvidas nas operações de socorro nas praias.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×