17/6/21
 
 
Morreu o antigo reitor da Universidade de Coimbra

Morreu o antigo reitor da Universidade de Coimbra

Tatiana Costa 19/08/2018 16:41

Rui Alarcão estava internado desde o início deste mês

O antigo reitor da Universidade de Coimbra, Rui Alarcão, morreu ontem, aos 88 anos. O professor catedrático estava internado desde o início do mês no Centro Hospital e Universitário de Coimbra.

Amanhã, a partir das 10h, o seu corpo vai estar em câmara ardente na Capela da Universidade de Coimbra e o funeral irá realizar-se às 16h.

A deputada Margarida Mano foi a primeira a avançar com a informação através de uma publicação no seu Facebook. “Rui de Alarcão, sempre connosco! Humanista, Académico, Amigo. Homem de grande sentido de Estado”, começa por escrever. Margarida recorda a marca deixada pelo professor: “Deixou a sua marca de Professor Catedrático da FDUC na Lei da Autonomia Universitária que muito ajudou a consolidar nos seus mandatos. E deixou a sua marca em todos aqueles que tiveram o privilégio de o conhecer e de com ele privar: estudantes, professores, funcionários”, completou.

Margarida Mano frisou ainda que terá para sempre “uma profunda dívida de gratidão” para com Rui Alarcão, pela confiança que o ex-reitor depositou nela. “Muito obrigada, meu querido amigo, por tudo o que nos deixou, À UC, à AAC, a Coimbra e a Portugal”, concluiu a deputada.

O Presidente da República, enviou as “sentidas condolências” à família. “Um dos juristas mais brilhantes da sua geração (...) Rui Alarcão foi um homem de princípios e de valores, que ao longo de toda a vida se bateu por um Portugal mais livre, mais democrático e mais justo”, pode ler-se na nota publicada no site da Presidência da República”.

Ferro Rodrigues também lembrou o antigo reitor: “Foi um dos mais ilustres académicos portugueses, tendo sido, durante dezasseis anos, reitor da Universidade de Coimbra, de cuja Faculdade de Direito era professor catedrático”.

Vida e obra

Rui Alarcão nasceu a 22 de fevereiro de 1930, em Coimbra. Formou em Direito e doutorou-se em Ciências Jurídicas. 

Apesar de ter sido concluído o doutoramento em 1971, só começou a dar aulas catedráticas em 1978, onde lecionou as disciplinas de direito civil, direito das obrigações e direito comparado e introdução ao estudo do direito. 

Assumiu o cargo de reitor da Universidade de Coimbra em 1982, tendo ocupado o lugar  durante 16 anos. Para além disso, fez parte, como membro, do Conselho Nacional do Ensino Superior, do Conselho Nacional de Educação e assumiu a presidência da Fundação das Universidades Portuguesas.

Já fora do contexto académico, fez parte do Conselho de Estado – entre 1986 e 1996 –, da Comissão Constitucional, do Conselho Superior do Ministério Público e da comissão que elaborou o Código Civil.

Ao longo da sua vida recebeu ainda várias condecorações honoríficas, entre elas a  Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, Grã-Cruz da Ordem de Sant’Iago da Espada,  Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique,  Medalha de Ouro da Universidade de Coimbra, Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra, entre outras. 

Ler Mais


Especiais em Destaque

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×