16/11/18
 
 
Afinal, porque é que fazer boas amizades na adolescência é tão importante?

Afinal, porque é que fazer boas amizades na adolescência é tão importante?

Shutterstock Jornal i 30/07/2018 09:49

As amizades que se vão fazendo ao longo da adolescência podem fazer com que a vida seja mais saudável no futuro. No Dia Internacional do Amigo, fique a conhecer este estudo.

De acordo com um estudo publicado no ano passado na revista Child Development, fazer amizades de qualidade na adolescência tem um grande impacto, direto e positivo, na saúde mental durante a nossa vida adulta.

No entanto, ter bons amigos traz consequências, como é o caso de ser um dos mais populares durante o tempo de estudante. Nestes casos, pode levar a que, no futuro, haja uma maior tendência para a ansiedade social.

Segundo os investigadores da Universidade de Virginia, nos EUA, e citados pelo Eureka Alert, "a qualidade da amizade durante a adolescência pode prever diretamente aspetos a longo prazo da saúde mental e emocional", sendo que o círculo de amigos mais fechados, durante o ensino básico e o secundário, está entre os mais benéficos.

O estudo concluiu que os adolescentes que tinham boas amizades apresentaram, por volta dos 25 anos, menos ansiedade social e um maior sentido de presença. Além disso, apresentavam muito menos sintomas de depressão.

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×