22/9/18
 
 
Síria. Regime de Assad chama “operação criminosa” a evacuação

Síria. Regime de Assad chama “operação criminosa” a evacuação

AFP Jornal i 23/07/2018 22:22

O regime sírio de Bashar al-Assad  não gostou que Israel tivesse autorizado a evacuação dos 422 voluntários dos Capacetes Brancos e suas famílias através dos Monte Golã e chamou ao sucedido “operação criminosa”. 

O chefe da diplomacia síria, Walid Muallem, disse “não haverem palavras de condenação suficientes para denunciar este ato desprezível” e garantiu que os Capacetes Brancos apoiaram “terroristas” durante a guerra civil. 

No sábado passado, as Forças de Defesa de Israel evacuaram os voluntários e as suas famílias fazendo-os passar do norte de Israel para a Jordânia em três locais distintos. A operação foi conduzida pelos militares israelitas a pedido dos governos do Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. “Há alguns dias atrás, o presidente Trump contatou-me, tal como o fez o primeiro-ministro canadiano Trudeau e outros, e pediu-me que ajudássemos na evacuação de centenas de Capacetes Brancos da Síria”, anunciou o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu na rede social Twitter. “São pessoas que salvaram vidas e cujas vidas estavam em perigo. Por isso, autorizei a sua transferência via Israel para outros países”. 

Os Capacetes Brancos estavam encurralados numa zona próxima dos Monte Golã, com o exército sírio a conquistar terreno. A Síria e a Rússia acusam os Capacetes Brancos de atuarem como agentes de Washington e Londres, que os financiam. Os Capacetes Brancos apenas atuam em zonas controladas por rebeldes, apesar de dizerem que não tomam lados no conflito. E também jáestiveram envoltos em polémica por em diferentes gravações por si difundidas aparecem as mesmas crianças em situações de resgate diferentes.

Ontem, o governo britânico  e canadiano anunciaram estar disponíveispara acolher alguns dos voluntários, com o primeiro a receber 50 voluntários e os seus familiares. 

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×