19/11/18
 
 
Reino Unido. Manipulação genética considerada “moralmente admissível”

Reino Unido. Manipulação genética considerada “moralmente admissível”

Jornal i 17/07/2018 19:33

Apesar de defenderem que há a possibilidade de ser “moralmente admissível”, o Conselho Nuffield de Bioética defende que a legislação sobre a alteração do genoma humano não deve ser realizada, pelo menos num futuro próximo

Segundo um relatório publicado esta terça-feira pelo Conselho Nuffield de Bioética, a alteração de genes - mudança do ADN de embriões humanos - pode ser “moralmente admissível”, caso a ciência e as consequências destas alterações na sociedade forem analisados de forma cuidadosa.

O relatório está intitulado de “Manipulação do genoma e reprodução humana: Questões sociais e ética”, e o conselho defende que há a possibilidade de ser “moralmente admissível”, mas que a legislação sobre esta alteraçãodeve ser feita de forma a corrigir defeitos genéticos. Atualmente, a lei do Reino Unido proíbe esta prática.

“Deve haver iniciativas de apoio ao debate público agora e o estabelecimento de medidas de controlo apropriadas”, acrescentam no relatório.

O conselho aponta que estas alterações genéticas são uma “nova abordagem radical às escolhas reprodutivas” e que podem ter implicações, quer para os indivíduos que sejam geneticamente alterados, quer para a sociedade.

“Ao mesmo tempo que ainda há incerteza quanto ao tipo de coisas que a edição do genoma pode permitir obter, ou quanto à sua disseminação, concluímos que o uso potencial da edição do genoma para influenciar as características das gerações futuras não é, em si mesmo, inaceitável”, refere o concelho.

No relatório é proposto que um dia esta prática seja eticamente aceitável, com o objetivo de garantir o bem-estar do futuro indivíduo. 

O Conselho Nuffield de Bioética é um organismo independente que analisa questões éticas que o desenvolvimento da sociedade tem imposto devido aos desenvolvimentos na biologia e na medicina.

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×