24/9/18
 
 
Guerra comercial entre a China e os EUA: que impacto terá?

Guerra comercial entre a China e os EUA: que impacto terá?

AFP Sheng Yuhong 11/07/2018 13:01

A sobretaxa anunciada pelos EUA para a exportação chinesa num valor de US$ 34 bilhões resultará em influências negativas para certas empresas chinesas, e certamente impactará a vida dos seus funcionários e das suas famílias

De uma guerra comercial, ninguém sai vencedor. No entanto, já que o conflito começou, as potências na história da economia da humanidade, a China e o Estados Unidos, sofrerão as suas consequências. Quanto aos prejuízos que pode sofrer, o país asiático está totalmente preparado para a elaboração de planos de resposta.

O Ministério do Comércio da China anunciou na noite desta segunda-feira (dia 9) quatro medidas para amenizar os impactos que serão provocados pelos atritos comerciais entre os dois países. Elas incluem a avaliação constante dos impactos às empresas de diferentes segmentos e o uso de incentivos para a reestruturação das importações. Será também concretizado um aumento de impostos como contramedida às empresas e trabalhadores mais afetados. As outras medidas passam pela aceleração da materialização das propostas apresentadas pelo Conselho de Estado chinês quanto à utilização efetiva dos capitais estrangeiros, promoção de um desenvolvimento económico qualitativo, reforço da proteção dos direitos das empresas e criação de um ambiente de investimento melhor.

O governo chinês está a promover um conjunto de medidas em resposta aos problemas, sejam eles superficiais ou fundamentais.

A sobretaxa anunciada pelos EUA para a exportação chinesa num valor de US$ 34 bilhões resultará em influências negativas para certas empresas chinesas, e certamente impactará a vida dos seus funcionários e das suas famílias. O governo chinês estava ciente disso e esclareceu desde o início, a vontade de evitar uma guerra comercial. Agora, Pequim não tem outra opção, senão enfrentar esse conflito, acarretando os custos consequentes. Tudo pelo interesse de núcleo do Estado, da nação e do povo.

 

Jornalista

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×