25/9/18
 
 
Reino Unido multa Facebook em 565 mil euros por uso indevido de dados

Reino Unido multa Facebook em 565 mil euros por uso indevido de dados

Shutterstock SOL 11/07/2018 12:05

Investigação do governo revela que a empresa forneceu ilicitamente dados de 87 milhões de utilizadores 

 

Devido ao escândalo Cambridge Analytica, que denunciou o uso ilícito de dados pessoais de 87 milhões de utilizadores por parte do Facebook, o presidente da Comissão de Imprensa do Parlamento do Reino Unido anunciou, esta quarta-feira, que a empresa de Mark Zuckerberg terá de pagar uma multa de 565 mil euros .

Segundo um dos membros do Partido Conservador, Damian Collins, que fez parte da investigação deste caso, o gabinete do Comissário da Informação concluiu que o Facebook "violou a lei ao não salvaguardar a informação sobre as pessoas".

Em causa está a violação da Lei de Proteção de Dados: a empresa não foi transparente relativamente à maneira como foram recolhidas estas informações e não as protegeu, reforçou o gabinete do Comissário da Informação.

A multa surge após ter sido divulgada a informação de que a consultora Cambridge Analytica estaria a usar os dados de 87 milhões de utilizadores, fornecidos pela empresa Facebook, para ajudar na campanha de Donald Trump à presidência norte-americana, em 2016.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×