22/9/18
 
 
Vítor Rainho 10/07/2018
Vítor Rainho

vitor.rainho@newsplex.pt

Aga Khan deixou dinheiro, Obama levou

Confesso que me ultrapassa um pouco a importância que foi dada à conferência sobre ambiente dada por Barack Obama no Porto, onde ganhou, segundo rezam as crónicas, 500 mil euros. O antigo presidente americano segue o caminho de outros governantes que depois de saírem do palco da política mundial ganham rios de dinheiro a dizerem meia dúzia de banalidades para assistências ávidas de terem no seu currículo que estiveram presentes nesse momento tão importante. Fala-se que os participantes pagaram uma pequena fortuna para poderem ouvir Obama. Como cada um deve fazer com o seu dinheiro o que bem entende, desde que não prejudique os outros - um empresário que leve a empresa à falência por caprichos caros deve responder perante a justiça -, calculo que os participantes devem ter dado por bem empregue o seu dinheiro e tempo.

Sendo um cético em relação à eficácia destas palestras, pois não acredito que alguém descubra a pólvora nesses encontros, não deixo de comparar a estadia de Obama em Portugal com a de Aga Khan, o líder espiritual dos ismaelitas. Enquanto o antigo presidente americano passou por cá meia dúzia de horas, levando uns bons milhares de euros no bolso, Aga Khan mexeu com a economia nacional, tendo os seus seguidores gasto largos milhões de euros em vários setores da sociedade. Desde os taxistas, hoteleiros, comércio em geral, os ismaelitas gastaram que se fartaram e deram a Lisboa um colorido que a enriqueceu, acreditando eu que alguns aproveitaram para conhecer outras partes do país.

Há muito tempo que não me aventurava num domingo à noite pelas ruas da capital e às 22 horas parecia que estávamos num sábado, tantas eram as pessoas na zona da Baixa. Os participantes do encontro de Aga Khan estavam felizes e demonstravam-no, dando prazer vê-los divertirem-se, atendendo até à sede e apetite que demonstravam. A Fundação do líder espiritual vai ter em Portugal a sua sede mundial e ainda bem que escolheu o nosso país, já que os investimentos trarão mais riqueza e desenvolvimento, ao contrário das palestras que é mais para turista ver...

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×