23/7/18
 
 
No México, há quem se case com uma árvore

No México, há quem se case com uma árvore

Jornal i 05/07/2018 16:05

Para além do amor à natureza, há uma razão muito especial por detrás desta união

No México, várias pessoas casaram com árvores durante este ano. São ativistas e não se casam por uma razão qualquer, mas sim para chamar a atenção em relação à desflorestação ilegal que continua a acontecer pelo país.

Já vários casamentos ocorreram e, na maioria das vezes, a união dá-se entre uma mulher e uma árvore. O evento chama-se “Marry a Tree” (casa com uma árvore, em português) e o objetivo é honrar o ambiente e proteger o estado de Oaxaca, uma das regiões mais afetadas pela desflorestação; na maior parte dos casos trata-se da ação de grupos criminosos.

Acaba por ser uma cerimónia simbólica, visto que não é legal o casamento entre uma pessoa e uma árvore.

Também já houve vários homens a juntarem-se à causa. O ator e ativista peruano, Ricardo Torres, foi quem criou este evento e não fugiu à união matrimonial. O seu oitavo casamento com uma árvore foi bastante noticiado pela imprensa americana. Neste mais recente casamento, Torres deu o nó com um cipreste de 2000 anos. Em declarações ao site AJ+, Torres disse que o povo mexicano “deve de olhar pela sua natureza, pelas suas montanhas, pelos seus rios, pelas suas águas, pelos seus alimentos”. Na lua-de-mel, o ator e ativista dedicou-se a um projeto que visava plantar árvores por todo o México com os mais pequenos, para sensibilizá-los.

Veja aqui o vídeo do casamento de Ricardo Torres.

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×