20/9/18
 
 
A invisibilidade pode estar mais perto do que imagina

A invisibilidade pode estar mais perto do que imagina

Jornal i 03/07/2018 15:58

Cientistas conseguiram tornar um objeto invisível ao olho humano

Um grupo de investigadores do Montereal’s National Institute of Scientific Research (INRS) criou um aparelho que permite tornar um objeto invisível.

O aparelho de camuflagem espetral permite manipular a frequência das ondas de luz, ou seja a cor, que interagem com o objeto. A principal inovação deste projeto é que a pela primeira vez um objeto fico invisível ao ser iluminado com um espetro de luz completo, ao contrário de experiências anteriores em que a luz contornava o objeto.

Mas como funciona? Ao mover as frequências de luz para zonas do espetro em que não serão afetadas pela propagação da luz através do objeto que se quer ocultar. Ou seja, quando vimos um objeto azul é porque ele reflete luz azul, ao alterar a frequência da emissão para vede, ele não será visto porque não poderá emitir luz verde.

No entanto, o equipamento desenvolvido pela equipa liderada pelo espanhol José Azaña só funciona para quem acompanha o rasto de luz e olha para o objeto através do filtro. Porém, o investigador acredita a teoria por trás deste novo método poderá tornar um objeto invisível quando observado a partir de qualquer direção.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×