15/11/18
 
 
Mundial 2018. A lei do mais forte imperou: Brasil nos "quartos"

Mundial 2018. A lei do mais forte imperou: Brasil nos "quartos"

Manan Vatsyayana/AFP Bruno Venâncio 02/07/2018 16:48

Com golos de Neymar e Roberto Firmino, o Escrete derrotou o México (2-0) e espera agora pelo vencedor do embate entre Bélgica e Japão

Para já, uma segunda-feira "aborrecida" no que ao Mundial diz respeito: no primeiro jogo do dia, o favorito venceu. O Brasil derrotou o México (2-0) e carimbou o passaporte para os quartos-de-final da prova, esperando agora pelo desfecho do encontro entre Bélgica e Japão para conhecer o próximo adversário.

O historial jogava amplamente a favor do Escrete e contra os mexicanos: nas quatro ocasiões em que ambos se haviam defrontado em Campeonatos do Mundo, três vitórias para o Brasil e um empate, com o México a nunca ter conseguido marcar sequer um golo aos canarinhos. E assim voltaria a acontecer. A primeira parte até foi bastante equilibrada, com as duas equipas a rondar as balizas contrárias, mas tudo mudou com apenas seis minutos disputados no segundo tempo: Willian escapou à marcação da defensiva mexicana e cruzou com veneno para a pequena área. Gabriel Jesus não chegou para o desvio, mas atrás de si estava Neymar, que não perdoou e bateu o desamparado Ochoa.

Era o sexto golo do astro do PSG em Mundiais - ultrapassou Romário e igualou Bebeto e Rivelino -, segundo na edição atual, e o primeiro de sempre em fases a eliminar. Mas havia mais Neymar: a dois minutos dos 90, a figura maior desta seleção brasileira foge pelo flanco esquerdo e, na cara de Ochoa, assiste Roberto Firmino, que marca na primeira vez em que toca na bola (tinha sido lançado no jogo dois minutos antes). O guarda-redes mexicano, autor de mais uma grande exibição, ainda conseguiu um ligeiro desvio aquando do passe de Neymar, mas insuficiente para mudar a trajetória do esférico.

Com o apito final, a confirmação do 15.º jogo consecutivo do Brasil sem perder... e o sétimo Mundial seguido do México a ser eliminado nos oitavos-de-final - uma maldição de que não se consegue libertar.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×