12/11/18
 
 
Portugal classificado como o quarto país mais seguro do mundo

Portugal classificado como o quarto país mais seguro do mundo

Jornal i 28/06/2018 08:30

Islândia ocupa o primeiro lugar 

Na lista elaborada pelo Instituto de Economia e Paz, Portugal surge como o quarto país mais seguro de todo o mundo, descendo, no entanto, um lugar em relação ao ano passado. O Índice Global da Paz de 2018 é liderado, pela 11.ª vez consecutiva, pela Islândia.

Neste índice são classificados 163 países, através da avaliação de 23 fatores como as taxas de crime, o terror político, a militarização e o conflito interno. No entanto, apesar de Portugal ter descido um lugar no ranking, apresenta indicadores baixos de crimes e demonstrações violentas e de acesso e exportação de armas.

Para o terceiro lugar subiu a Áustria, que é então considerado o terceiro país mais seguro do mundo. A Nova Zelândia mantém o segundo lugar.

Em primeiro lugar nesta lista está a Islândia, que é considerada a nação mais segura do mundo. Este país tem cerca de 335 mil habitantes, uma taxa crime muito baixa – 1,8 homicídios por cada 100.000 pessoas por ano.

Contudo, há um país que desceu vários lugares no ranking: Espanha. O país mesmo ao lado de Portugal desceu praticamente dez lugares na lista, ocupando agora a 30.ª posição. Este resultado é influenciado pelos ataques terroristas, que aumentaram significativamente o medo da população, e a luta pela independência da Catalunha.

O Médio Oriente e o Norte de África são as regiões menos pacíficas, sendo que a Síria é considerado o país menos seguro e pacífico no mundo nos últimos cinco anos.

Já o Sul da Ásia teve melhorias neste índice, enquanto que a Europa piorou, principalmente devido à instabilidade política e ao impacto do terrorismo. Ainda assim, continua a ser a região mais pacífica, uma vez que vinte dos países que se encontram no top 30 são europeus.

Os Estados Unidos da América ocupa a 114.ª posição no ranking,  e o Brasil ocupa o 106.º lugar – regista a pontuação máxima na taxa de homicídio e valores muito altos no que diz respeito ao terror político.

A Rússia, país onde decorre o Mundial 2018, está na 154.º posição do Índice.

 

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×