23/10/19
 
 
Infeções hospitalares matam três doentes por dia

Infeções hospitalares matam três doentes por dia

Shutterstock Jornal i 26/06/2018 20:35

Bactérias estão mais resistentes devido ao mau uso de antibióticos

Por dia, três pessoas morrem devido a infeções hospitalares causadas por bactérias multirresistentes, revelou hoje Paulo André Fernandes, coordenador do grupo do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobiais do centro hospitalar Barreiro-Montijo, à Lusa.

É nos hospitais que se encontram as bactérias “mais resistentes e que provocam infeções mais graves, mas é um problema transversal, incide sobre o hospital como incide na comunidade, incide sobre os mais velhos como sobre as crianças, portanto é um problema que diz respeito à comunidade em geral”, frisou.

A maior parte dos doentes no hospital têm o seu sistema de defesa debilitado, colocando-os em “situação de particular risco para estar infeções mais graves”, mas “não quer dizer que todos os contraiam”, explicou.

O especialista lembrou ainda que o mau uso dos antibióticos – como usar estes fármacos para situações em que não são necessários ou os mais indicados para o caso – transformou as bactérias, deixando-as mais resistentes e fortes aos medicamentos.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×