18/11/18
 
 
Duterte envolvido em nova polémica depois de dizer que "Deus é estúpido" |Vídeo

Duterte envolvido em nova polémica depois de dizer que "Deus é estúpido" |Vídeo

AFP Photo SOL 26/06/2018 15:29

Segundo o seu porta-voz, as afirmações de Duterte perante a Igreja Católica devem-se ao facto de este ter sofrido abusos por parte de um padre em criança.

O presidente Rodrigo Duterte criou uma revolta na Igreja Católica e na população das Filipinas ao afirmar que “o vosso Deus não é o meu Deus porque o vosso Deus é estúpido”, durante uma tomada de posse na aldeia de Cagayan.

Segundo a notícia avançada pelo Manila Times, Duterte já havia tido um discurso idêntico, na semana passada, durante um programa de rádio, tendo criticado a história bíblica de Adão e Eva e o conceito de pecado original.

"Criaste um paraíso perfeito, mas porque é que chamaste uma serpente para dar uma maçã a ele [Adão] e tentar os dois?" disse o presidente das Filipinas, para um país em que mais de 80% da população é católica, acrescentando ainda “Quem é este Deus estúpido? (…) que destrói a qualidade do seu trabalho”.

As afirmações instauraram a confusão e os vários dirigentes da Igreja Católica nas Filipinas já reagiram. Além de afirmarem sentirem-se “ofendidos”, o bispo Broderick Pabillo afirmou ainda que não querem “um presidente vulgar e sem maneiras”.

Harry Roque, porta-voz de Duterte, saiu em defesa do presidente e afirmou mesmo que as suas inseguranças perante a igreja católica se devem ao facto de este ter sofrido abusos por parte de um padre em criança.

Recorde-se que Rodrigo Duterte já esteve no seio de várias polémicas, sobretudo quando em 2016 afirmou que “se a Alemanha tinha Hitler, as Filipinas terão as minhas vítimas”, numa campanha para matar 3 milhões de toxicodependentes, e já admitiu várias práticas criminosas.

Também os insultos a Barack Obama e ao Papa Francisco tiveram destaque intenacional, depois de se dirigir ao ex-presidente norte-americano e ao Papa como “filho da p***”.

Veja o vídeo do momento que gerou a confusão.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×