22/9/18
 
 
Receita. Viver a vida como um kiwi!

Receita. Viver a vida como um kiwi!

DR Sílvia Ferreira-Campos 22/06/2018 16:37

Consumir um kiwi por dia contribui para manter o consumo ideal diário de vitamina C pelo organismo.

Aventureira, exótica, sexy, suave, suculenta, vibrante e fresca… assim é a vida de um kiwi, originário da China. Reza a história que, em 1904, a professora neozelandesa Isabel Fraser levou da China as sementes de uma planta que até então era conhecida como yang tao, ou baga chinesa gotzi. Em 1952, os neozelandeses quiseram exportar este precioso fruto para a América e Europa e decidiram dar um novo nome, cativante e sonoro, e o kiwi nasceu inspirado na ave kiwi. Rapidamente, o fruto adocicado e cítrico conquistou o mundo pelas suas características benéficas para o nosso organismo:

É rico em vitamina C – consumir um kiwi por dia contribui para manter o consumo ideal diário desta vitamina pelo organismo.

A vitamina E ajuda a proteger o corpo do envelhecimento dos tecidos, sendo considerada um poderoso antioxidante.

O teor de fibras presente neste fruto ajuda a diminuir os níveis do mau colesterol no sangue, bem como a regular a absorção de açúcares no decurso da digestão.

O kiwi tem baixo teor de sódio, mas é rico em potássio, um recurso que lhe permite equilibrar os níveis destes importantes minerais na nossa alimentação.

Melhora a qualidade do sono por conter boas quantidades de potássio, magnésio e vitamina B6, nutrientes relacionados com o relaxamento muscular e a produção de melatonina.

E é baixo em calorias.

 

SUPER SALADA CRUDÍVORA DE KIWI, SEMENTES DE CÂNHAMO & ABAYONESE

INGREDIENTES

3 kiwis; mistura de alface e verdes a gosto; cebolinho; sementes de cânhamo (para a dose diária extra de proteína); pepino e cebola-de-primavera

ABAYONESE

1 abacate

2 colheres de sopa de azeite extravirgem

1 colher de chá de mostarda de Dijon (opcional)

Sumo de limão (1 limão)

Sal marinho q.b.

1 colher de chá de moringa

 

MÉTODO

Lave os verdes se necessário. Num prato disponha os verdes a gosto e o kiwi – eu sirvo e como com a casca, garanta é que lava bem. Sirva com a abayonese.

Se pretender incrementar a sua salada pode adicionar arroz integral , quinoa ou mandioca.

PARA A ABAYONESE

Corte o abacate ao meio e retire o caroço, retire a polpa e coloque no copo de misturar. Adicione o azeite, o sumo de limão e o sal e a mostarda, se desejar. Misture até ficar homogéneo e cremoso.

 

Nota: Pode substituir a moringa por erva-trigo ou spirulina.

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×