21/9/18
 
 
Primeiro-ministro em África. Viagem de Costa a São Tomé foi adiada

Primeiro-ministro em África. Viagem de Costa a São Tomé foi adiada

Bruno Gonçalves Jornal i 18/06/2018 22:09

Périplo pelos PALOP inclui Angola, mas só as visitas a Moçambique e a Cabo Verde têm data   

 

O primeiro-ministro vai fazer um périplo por Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). E, confirmou ao i o gabinete de António Costa, Angola estará na agenda do governante, depois de meses de tensão diplomática devido ao processo judicial que envolve o ex-vice-presidente angolano Manuel Vicente. 

Apesar de Marques Mendes ter garantido no domingo, no seu espaço semanal de comentário televisivo, que a visita decorrerá na segunda quinzena de julho, o gabinete de António Costa assegura que ainda não há data. E quanto às viagens aos restantes PALOP, só duas estão agendadas. O périplo deveria começar em São Tomé e Príncipe, já na próxima semana, mas a viagem foi adiada, segundo o gabinete do primeiro-ministro, a pedido de São Tomé. Costa começa, assim, por visitar Moçambique, a 5 e 6 de julho. Depois irá a Cabo Verde (ilha do Sal) para assistir à Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a 16 e 17 de julho. 

No início deste mês, o chefe de Estado angolano, João Lourenço, afirmou-se “ansioso” por receber António Costa. “A nível das relações exteriores, os dois países estão a acertar datas e isso vai acontecer a qualquer momento. As relações com Portugal vão bem”, afirmou numa entrevista à Euronews. 

A tensão diplomática entre os dois países melhorou em maio, depois de o Tribunal da Relação de Lisboa ter decidido enviar o processo judicial que envolve Manuel Vicente - acusado de corrupção ativa de Orlando Figueira, ex-magistrado investigado na Operação Fizz - para julgamento em Luanda. 

No domingo, Marques Mendes garantiu que a visita de Costa só poderá acontecer no final de julho porque Luanda quer ter o processo nas mãos antes de formalizar a visita. “Para Angola não chega decidir, [o processo] tem de estar fisicamente em Angola”, assegurou. R. R. 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×