19/9/18
 
 
“Muitos vão achar que isto é fantasia… Um filme de ficção científica”

“Muitos vão achar que isto é fantasia… Um filme de ficção científica”

AFP Photo Joana Marques Alves 12/06/2018 04:49

Decorre hoje uma cimeira histórica entre os EUA e a Coreia do Norte

“Muitos vão achar que isto é fantasia… Um filme de ficção científica”. Terá sido assim que, segundo os jornalistas presentes, Kim Jong-Un terá ‘quebrado o gelo’ antes de iniciar as conversações com Donald Trump.

Decorre esta madrugada, em Singapura, um encontro histórico entre os EUA e a Coreia do Norte. Os dois países vivem uma relação tensa há décadas – Recorde-se que os norte-americanos apoiaram a vizinha do Sul durante a Guerra das Coreias, uma postura que o Norte nunca perdoou e que usou para justificar o seu isolamento em relação ao Ocidente.

Um dos temas mais importantes que estarão em cima da mesa é a desnuclearização da península coreana. É de salientar que o regime de Kim Jong-Un tem insinuado várias vezes, ao longo dos últimos tempos, o seu poder nuclear, exibindo várias manobras e testes através dos meios de comunicação nacionais.

A reunião que neste momento se realiza – na qual já participam comitivas dos dois países - tem deixado vários líderes mundiais ansiosos com a hipótese de um período de paz: o líder sul-coreano, Moon Jae-in, confessou ter dormido mal na noite passada, na expetativa do arranque de “um novo capítulo na história”.

Donald Trump e Kim Jong-Un começaram por ter uma reunião de 45 minutos. A seguir, juntaram as suas comitivas para discutir assuntos mais complexos. No intervalo entre estas duas situações, os dois líderes dirigiram-se à varanda do hotel Capella, onde decorre o encontro, para acenar aos mais de 3000 jornalistas que se encontram no local. Questionado sobre como estavam a correr as conversações, o presidente dos EUA mostrou-se muito positivo: "Muito, muito bem. Uma relação excelente", afirmou Trump, citado pelo jornal britânico Guardian.

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×