25/9/18
 
 
Europa. 24 milhões de pessoas consumiram canábis no ano passado

Europa. 24 milhões de pessoas consumiram canábis no ano passado

Shutterstock Joana Marques Alves 07/06/2018 09:30

Dados do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida na União Europeia, revela o relatório anual do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, apresentado esta quinta-feira em Bruxelas.

De acordo com a agência europeia, 24  milhões de pessoas entre os 15 e os 64 anos residentes na Europa consumiram canábis no último ano.

Fonte: Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência

O documento diz ainda que, pelo quarto ano consecutivo, houve um aumento de mortes por overdose, principalmente com opiáceos. Das 9000 registadas, quase 3000 ocorreram no Reino Unido - em Portugal foram registadas apenas 26.

O relatório explica também que, em 2016, foram apreendidas 70,9 toneladas de droga vendida nas ruas dos países da União Europeia. Em Portugal, foi registado um total de 10,4 toneladas apreendidas.

A cocaína também é um problema que tem preocupado as autoridades – só no ano passado, 3,5 milhões de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos consumiram esta droga. "A Europa está a sofrer as consequências do aumento da produção de cocaína na América Latina", explica o diretor do observatório, Alexis Goosdeel, citado pela agência Lusa.

O Observatório revela ainda que mais de 92 milhões de adultos a residir na Europa já consumiram alguma droga e 1,3 milhões receberam tratamento por isso.

Para saber mais sobre o relatório clique aqui.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×