14/11/18
 
 
José Cabrita Saraiva 05/06/2018
José Cabrita Saraiva
Opiniao

jose.c.saraiva@newsplex.pt

Os 3% que estamos a crescer chegam para pagar tanto carro de luxo?

Não é preciso muito: basta andar um pouco na rua para perceber que, em pouco tempo, a quantidade de automóveis de luxo a circular nas nossas estradas aumentou vertiginosamente. Ele são Porsches, Teslas, Range Rovers e Mercedes acabados de sair do stand e ainda a tresandar a novo.

Chegarão os 2% ou 3% que a nossa economia está a crescer por ano para pagar tanto topo-de-gama de mais de 100 mil euros? Duvido. A explicação, por isso, deve ser outra: parece-me mais provável que muito boa gente esteja a confundir a sensação de desafogo que se instalou graças a este governo com facilidades, e que essas facilidades rapidamente estejam a redundar em gastos excessivos.

Por outro lado, a concessão de crédito ao consumo está em níveis elevadíssimos, o que também ajuda a explicar o fenómeno. Ainda há poucos dias recebi uma chamada da empresa que gere o meu cartão de crédito a perguntar se queria que me transferissem alguns milhares de euros para a conta à ordem. “Não lhe dava jeito ter este dinheiro na sua conta? Ficava disponível de imediato”, dizia-me a senhora num tom de voz doce, quase sedutor. “Não gostava de fazer umas férias no estrangeiro, de ir passear com a sua família, de fazer melhoramentos em casa...?” Confesso que, por um momento, ainda me passou pela cabeça aceitar o dinheiro, ir jantar marisco à tripa-forra e de seguida ir empanturrar-me de cultura para a Feira do Livro.

Mas, como aqueles monges que travam uma luta encarniçada com os seus demónios e conseguem sair vitoriosos, também eu consegui recusar estoicamente e dizer não. Mas nem todos pensam da mesma maneira. E daqui a algum tempo andamos todos a lamuriar-nos outra vez e a maldizer a vida. Dizia Augusto Cury que “a pessoa inteligente é aquela que aprende com os próprios erros; a pessoa muito inteligente é a que aprende com os erros dos outros”. E aquela que nem com os próprios erros aprende que nome merece? 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×