21/11/18
 
 
“Europa tem de ser mais corajosa”

“Europa tem de ser mais corajosa”

AFP Jornal i 30/05/2018 21:20

Merkel está de visita a Portugal

Angela Merkel, a chanceler alemã, disse esta quarta-feira que “a Europa tem de ser mais corajosa” e apostar mais na inovação para “cumprir a promessa de prosperidade”.

“Precisamos de capacidades estratégicas tecnológicas e de dar muito apoio [estrutural], como fazem os Estados Unidos ou a China. Devemos dizer: em 2030 queremos chegar ao ponto ‘x’ a nível da inteligência artificial e temos de apoiar. Aqui a Europa tem de ser mais corajosa”, disse a chanceler alemã durante um debate no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, no Porto.

Merkel referiu ainda que a Europa tem “um problema, porque algumas capacidades tecnologias já foram perdidas. Em breve, já não haverá ninguém na Europa a fabricar chips. Isso é feito na Ásia. Mas a grande maioria das máquinas para os produzir estão na Europa. Então, daqui a uns anos, a Ásia também vai fazer as máquinas de produzir chips. Então, juntamo-nos, com a França, os Países Baixos, etc, para termos um apoio estrutural para a produção de chips”.

Segundo Merkel, a Europa precisa de ter um “programa parecido para as baterias automóveis”. “Se a mais-valia de um carro é a bateria e ela já não é produzida na Europa, mas na Ásia ou nos EUA, de facto resta pouca mais valia na Europa. Precisamos de capacidades estratégicas tecnologias e dar muito apoio, de forma muito estratégica”, sublinhou.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×