25/9/18
 
 
Receita. ‘Bora viver saudáveis e felizes

Receita. ‘Bora viver saudáveis e felizes

Sílvia Ferreira- Campos 24/05/2018 16:16

Não posso pensar em cogumelos sem me lembrar de “Alice no País das Maravilhas” e de todo o poder dos cogumelos.

Até há pouco tempo, os cogumelos eram muitas vezes considerados apenas pelo seu uso culinário gourmet e pelo seu poder umami, que potencializa e realça o sabor dos pratos.

Mas do que mais se fala agora é das propriedades medicinais dos cogumelos, que já estão comprovadas cientificamente. Já os antigos egípcios acreditavam que os cogumelos eram a planta da imoralidade mas, embora não nos façam viver para sempre, estes sexy e deliciosos fungos são ricos em vitaminas e nutrientes essenciais. E, por isso, como agora temos todas as razões para usar e abusar, passo a enumerar algumas:

• Vitamina D – Sim, vitamina D! Como os humanos, os cogumelos produzem vitamina D quando apanham sol.

• Rico em selénio – O teor de selénio nos cogumelos é um dos seus elementos mais benéficos, muitas vezes negligenciado. A fonte primária de selénio são proteínas animais; no entanto, devido à sua classificação como fungos que se alimentam de matéria animal e vegetal, os cogumelos são a melhor maneira de os vegetarianos obterem a quantidade necessária de selénio. Este nutriente essencial é um poderoso antioxidante que livra o corpo dos radicais livres e, geralmente, fortalece o sistema imunológico.

• Perda de peso – Devido à sua densidade nutricional, mais elevada do que na maioria das frutas e vegetais, alguns investigadores dizem que os cogumelos são um dos raros alimentos que as pessoas podem comer com frequência e sem efeitos colaterais.

• Aumente o seu metabolismo – As vitaminas do complexo B são vitais para transformar alimentos (carboidratos) em combustível (glicose), que o corpo queima para produzir energia. Também ajudam o corpo a metabolizar gorduras e proteínas.

• Prebióticos – Aumentam as bactérias benéficas do microbioma, como Acidophilus e Bifidobacterium, melhorando a digestão e a saúde geral.

Seja qual for o seu favorito – crimini, enoki, ostra, portobello, shiitake ou botão branco –, todos os cogumelos estão carregados de nutrientes essenciais. Usei e abusei deles para fazer esta sopa com mandioca, que está agora na estação. Já falámos antes desta raiz, que é um alimento rico em fibras, vitaminas e carboidratos, que garante energia para o nosso corpo e possui propriedades que ajudam a aumentar os níveis de serotonina no nosso cérebro.

Sopa Aveludada de Cogumelos Selvagens & Mandioca

Ingredientes - 250 g de cogumelos selvagens; 150 g de mandioca pré-cozida; 6 talos de alho–francês; 1 dente de alho; 1 cebola pequena picada; 2 colheres de azeite; 1 pedaço de gengibre; 1 l de caldo orgânico de vegetais ou água; sal do mar q.b.

Para servir - Flocos de piripíri; ervas-bebé a gosto; sementes de sésamo pretas tostadas; cebolinha francesa

Método - Em lume aberto, coloque uma grelha e chamusque a cebola, os cogumelos, o alho, o alho-francês e os cogumelos .

Entretanto, num tacho coloque o azeite com o gengibre e a mandioca pré-cozida. Junte os ingredientes chamuscados, envolva para tomar gosto, tempere com sal a gosto, junte a água ou o caldo e deixe cozinhar durante sensivelmente 15 m.

Retire, triture e sirva.

Dica: A mandioca pode ser preparada e congelada para utilizar quando desejar.

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×