22/9/18
 
 
Braga. Museu descobriu 481 moedas romanas dos séculos I ao III

Braga. Museu descobriu 481 moedas romanas dos séculos I ao III

Twitter Jornal i 23/05/2018 14:58

Descoberta foi revelada esta quarta-feira

A diocese de Braga anunciou esta quarta-feira que foram descobertas 481 moedas romanas datadas do século I ao século III, pelo Museu Pio XII, que permitem decifrar o circuito do comércio no Mediterrâneo na época do Império Romano.

Segundo o director do museu, José Paulo Abreu, em declarações à agência Lusa, as moedas foram encontradas no muro de uma segunda domus – residência urbana das famílias abastadas na Roma Antiga – numa sondagem geofísica, há dois anos, e “foram cunhadas desde a Síria, Turquia, Alemanha, França”.

No âmbito da mesma sondagem foi ainda revelada “toda a Braga Romana” debaixo do edifício do próprio museu, que pertence à diocese de Braga. 

"Temos a Braga Romana toda aqui por baixo do edifício. Temos a possibilidade de pôr à mostra quatro casas romanas, da elite, com arruamentos, muros e os fragmentos que aparece nessas coisas, como cerâmica do alto ao baixo império, vidros, metais", declarou o director, que ainda está à espera de resposta para continuar a explorar “o que está ali por baixo”.

A partir de hoje, as moedas descobertas estão em exposição no Museu Pio XII.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×