25/9/18
 
 
Saúde. Apoios chegaram a mais de sete mil trabalhadores do sexo

Saúde. Apoios chegaram a mais de sete mil trabalhadores do sexo

23/04/2018 10:37

Programa Autoestima foi lançado em fevereiro de 1998 na região norte de Portugal.

Nos últimos 20 anos, na região norte do país, foram apoiados pelo programa Autoestima 7044 trabalhadores do sexo.

O programa, lançado em fevereiro de 1998, é da responsabilidade da Administração Regional de saúde do Norte e conta com a parceria do Instituto da Droga e da Toxicodependência, do Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge e das câmaras municipais de Matosinhos, Guimarães, Famalicão e Póvoa do Varzim. 

Através deste programa, os trabalhadores do sexo – homens e mulheres –, que exercem atividade na rua e em residências, podem ter acesso a consultas médicas, a consultas de planeamento familiar, à distribuição gratuita de preservativos ou à realização de análises clínicas, por exemplo. O contacto de proximidade é realizado através de unidades móveis.  

De acordo com os últimos dados, no ano passado foram 282 os trabalhadores que receberam o apoio deste programa e houve 344 que foram a consulta médica. Os dados de 2017 mostram ainda que foram registados 979 contactos com serviços de enfermagem e 989 contactos com o serviço social. Foram ainda distribuídos 112.774 preservativos masculinos a que se somam 18.657 preservativos extra forte e 3263 preservativos femininos.  

Objetivos

Aumentar o nível de saúde dos trabalhadores do sexo, reduzir o risco de infeção pelo VIH e de outras infeções sexualmente transmissíveis são alguns dos objetivos do programa Autoestima, que conta com o financiamento de verbas de Bruxelas. Além disso, a ARS-Norte destaca ainda que com esta iniciativa pretende aumentar o nível de conhecimentos sobre IST/VIH e sobre medidas de prevenção, assim como promover a utilização de preservativos, de diagnosticar e tratar precocemente IST, de cancro do colo do útero e da mama. Tem ainda como objetivo aumentar as taxas de cobertura das vacinas do tétano e hepatite B.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×