20/9/18
 
 
Viseu torna-se na primeira cidade portuguesa a ter transporte público não tripulado a circular na rua

Viseu torna-se na primeira cidade portuguesa a ter transporte público não tripulado a circular na rua

DR Jornal i 12/04/2018 20:52

Chama-se Viriato e chega a Viseu já em 2019

É um meio de transporte público, autónomo, silencioso e não polui. Além disso, é ainda pioneiro em Portugal. Estamos a falar do primeiro meio de transporte público português – Viriato – não tripulado a circular na rua.

Este veículo é elétrico, silencioso e não poluente. Vai funcionar em Viseu, pelo menos para já, durante 24h por dia e durante todos os dias da semana.

Inicialmente, uma vez que a lei ainda não permite que ande livremente pela cidade, irá circular apenas numa rua, e vai fazer a ligação entre a Cava de Viriato e o centro histórico da cidade. Esta novidade está integrada no sistema de mobilidade de Viseu.

O novo transporte público tem cerca de 9 metros e 24 lugares, autonomia para 60 km e pode andar até a 40 km/h, algo que vai permitir uma poupança anual de cerca de 80 mil euros relativamente ao funicular.

“Viseu será a primeira cidade portuguesa a dispor de um transporte coletivo de passageiros autónomo”, revela o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques. “Com o Viriato, alargaremos a oferta de transportes em Viseu, diminuímos a pegada ecológica e reduzimos os custos suportados pelo Município.”, termina.

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×