22/9/18
 
 
FCT abre concurso para investigação de fogos florestais

FCT abre concurso para investigação de fogos florestais

Miguel Silva Jornal i 28/12/2017 15:17

Candidaturas estão abertas até 28 de fevereiro de 2018

Abriu esta quinta-feira o primeiro de três concursos para financiamento de projetos de investigação ligados à prevenção e combate aos incêndios florestais.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) explicou, através de um comunicado, que estão previstos que abram outros dois concursos em 2018 e 2019, totalizando um investimento de 15 milhões de euros. Esta inicativa insere-se no Programa mobilizador de I&D para a prevenção e combate de incêndios florestais, aprovado em Conselho de Ministros em outubro.

As candidaturas deste primeiro concurso decorrem até 28 de fevereiro de 2018, num total de cinco milhões de euros. O objetivo é "promover a investigação científica e a inovação, fortalecendo competências e capacidades científicas e técnicas, garantindo a apropriação e incorporação de conhecimento científico no apoio à decisão em sistemas operacionais, assim como a produção de novos conhecimentos orientados para a solução de problemas", refere o comunicado.

Dentro das áreas de investigação abrangidas estão a "governação dos recursos florestais", "restauro pós-fogo e gestão florestal", "modelos de organização e gestão das áreas florestais" e "gestão do fogo e comportamento de fogos extremos", bem como "atitudes e comportamentos face à prevenção e combate de incêndios e a gestão do território" e "Saúde e segurança ocupacional dos técnicos de combate".

Outras das áreas são a "meteorologia, previsão e gestão do risco, incluindo deteção de ignições e otimização de alertas precoces e desenvolvimento de sistemas de observação inteligente e de apoio à decisão" e "sistemas de sensorização, de informação e de comunicações de emergência e sua integração nos processos de decisão".

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×