15/9/19
 
 
EUA. Comboio descarrila e faz pelo menos 3 mortos e mais de 75 feridos

EUA. Comboio descarrila e faz pelo menos 3 mortos e mais de 75 feridos

Twitter Jornal i 18/12/2017 17:18

Acidente ocorreu em plena hora de ponta, num dos acessos mais movimentados à cidade de Seattle, no estado de Washington 

Um comboio de passageiros descarrilou esta segunda-feira perto de DuPont, no estado norte-americano de Washington, e caiu de um viaduto sobre uma das mais movimentadas autoestradas da área circundante de Seattle. Pelo menos três pessoas foram dadas como mortas e o número de feridos ascende os 75, alguns em estado crítico.

O departamento policial do condado de Pierce e a comunicação social norte-americana falam em “vários mortos e feridos” e em diversas pessoas presas dentro das carruagens do comboio, pelo que se receia que os números acima apontados possam vir a aumentar nas próximas horas.

Com 78 passageiros e cinco membros da tribulação a bordo, o comboio 501 da Amtrak estreava precisamente ontem um novo serviço de alta velocidade, que fazia o trajeto entre Seattle e Portland (Oregon). 

O veículo tinha saído do primeiro ponto por às 6 horas da manhã (menos oito horas que em Portugal continental) e descarrilou cerca de uma hora e meia depois, a uma velocidade calculada de 130 quilómetros por hora, sobre um troço da autoestrada Interstate 5 (I-5), entre Lakewood e Olympia, por onde passam diariamente mais de 60 mil automóveis.

Vários carros foram atingidos e esmagados pelo impacto do comboio e a autoestrada ficou completamente bloqueada pelas carruagens caídas do viaduto, uma situação que obrigou as ambulâncias a transportar os feridos para hospitais de Tacoma, ao invés de Olympia.

“Tínhamos acabado de passar a cidade de DuPont e parecia que estávamos a fazer uma curva. De repente sentimos um abanão e um barulho estridente, e foi como se estivéssemos a descer por uma colina abaixo. Fomos lançados para a frente dos nossos assentos, as janelas partiram-se, parámos, e começou a sair água do comboio. As pessoas estavam a gritar”, conta um dos passageiros do comboio à estação televisiva KIRO 7. 

“Estava a caminho do trabalho esta manhã [ontem], pela I-5 quando (...) tive de travar rapidamente para evitar que chocar  contra os outros [carros]. Olhei para cima e vi uma cena assustadora: um comboio pendurado numa ponte”, relata à CNN uma outra testemunha.

Jay Inslee, governador do estado de Washington, declarou estado de emergência nos condados nde Pierce e Thurston e, através de uma mensagem partilhada no Twitter, agradeceu aos que prestaram os primeiros socorros no local do acidente. “Estamos a rezar por todos os que estavam a bordo do comboio e pedimos a toda a gente para os manter nos seus pensamentos”, apelou ainda.

A nova linha que o comboio 501 da Amrak estava a estrear resultara de um projeto, iniciado em 2010, no qual foram investidos 181 milhões de dólares (cerca de 154 milhões de euros). As causas do acidente ainda são desconhecidas.

 

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×