20/9/18
 
 
Os 0,1% mais ricos do planeta amealharam tanto como a metade mais pobre da população

Os 0,1% mais ricos do planeta amealharam tanto como a metade mais pobre da população

Shutterstock Jornal i 14/12/2017 13:27

Relatório sobre a desigualdade também refere que 1% da população ficou com 27% de toda a fortuna criada, a nível mundial, desde 1980

Um grupo composto por mais de 100 investigadores – coordenado por alguns economistas de  renome, como o francês Thomas Piketty – divulgou esta quinta-feira um detalhado relatório sobre as desigualdades económicas a nível mundial. 

Entre as principais conclusões do World Inequality Report, destaca-se a que sugere que os 0,1% mais ricos aumentaram a sua riqueza combinada tanto como a metade mais pobre do total da população, entre 1980 e 2016. Significa isto que ‘apenas’ 7 milhões de pessoas amealharam a mesma quantidade de capital, em 36 anos – 13% total da fortuna gerada a nível mundial – que outras 3,8 mil milhões.

O relatório também conclui que 1% da população mundial – perto de 76 milhões de pessoas – apoderou-se de 27% do total da riqueza lograda no globo, nas últimas três décadas, e que o aumento do rendimento dos 50% mais pobres foi praticamente nulo, em comparação com esses 1%.

O documento refere ainda que a desigualdade tornou-se “extrema” em países como os Estados Unidos ou a Rússia. No caso norte-americano, World Inequality Report diz que, em 2014, 1% dos mais ricos do país detinha 39% da riqueza mundial – em 1980 tinha 22%. Os investigadores justificam estes dados com o crescimento desenfreado das fortunas de empresários como Jeff Bezos (Amazon), Bill Gates (Microsoft), Warren Buffett (Berkshire Hathaway) ou Mark Zuckerberg (Facebook).


 

 

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×