22/9/18
 
 
Comer saudável por neurose, estética ou bem-estar

Comer saudável por neurose, estética ou bem-estar

Sílvia Ferreira-Campos 31/10/2017 15:30

Cada vez se vê mais pessoas que controlam tudo o que comem, outras para quem a ideia do comer saudável virou neurose, a chamada ortorexia nervosa, e outras apenas por razões estéticas... 

Francamente, acho que a única coisa de que realmente precisamos é de estarmos de bem e fazermos as pazes connosco mesmos, sem colocarmos a pressão sobre nós de alguns padrões exigidos pela sociedade ou até aquela fasquia altíssima que nós estabelecemos.

Eu, por exemplo, sempre quis ser parecida com a Adriana Lima e ter aquele corpo fenomenal e aquela cara linda de morrer, mas a dura e crua realidade é que isso não vai acontecer, lembrando-me sempre da incessante busca do Santo Graal. É então preferível abraçar o que somos, e garantir que nos oferecemos o melhor é a chave, digo eu.

Uma nutrição equilibrada e benéfica para o nosso corpo e para a nossa mente, aliados sempre a exercício e descanso. Hoje proponho uma receita de paladar exótico e absolutamente delicioso, mas também simples, prática e fora de convenções do certo e do errado -- pode ser comido frio, quente ou como fizer a sua alma mais feliz, mas sempre.

 

Malgas Boho

Ingredientes

200 g cogumelos exóticos (ou os que encontrar)

Cenouras bebés

Rabanetes

Espinafres bebés

½ abacate

1 dedo de gengibre

1 dente de alho

Mão-cheia de coentros

1 colher de chá de sementes de sésamo tostadas

1 colher de sopa de sementes de girassol tostadas

Fio de azeite

150 ml caldo de vegetais orgânico ou apenas água

Sumo de ½ limão

½ laranja para temperar

Cebolinho picadinho

Flocos de piripíri

 

Método

Numa frigideira coloque um fio de azeite com alho e gengibre e adicione os cogumelos, acrescentando o caldo ou a água. Tempere com sal e pimenta-preta moída na altura e coloque as cenouras. Não deixe cozinhar por mais de 5 minutos. Entretanto corte o abacate e passe por sumo de limão para evitar a oxidação. Escolha malgas a seu gosto, disponha todos os ingredientes incluindo o caldo dos cogumelos, se desejar, retifique os temperos, regue com sumo de laranja e o cebolinho e coma. Sem culpas.

Para tostar as sementes, aqueça uma frigideira em fogo médio por cerca de 1 minuto. Adicione as sementes à panela quente e mexa com uma colher de pau a cada minuto aproximadamente, durante cerca de 3 a 5 minutos ou até as sementes estarem um pouco acastanhadas. Eu, normalmente, retiro-as quando elas fazem pop-pop.

 

Dica: Pode manter as sementes tostadas de véspera. 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×