20/9/18
 
 
Lisbon Food Week. Prepare-se, vêm aí onze dias de barriga cheia

Lisbon Food Week. Prepare-se, vêm aí onze dias de barriga cheia

Marta Cerqueira 27/10/2017 11:46

O evento decorre de 3 a 13 de novembro, em Lisboa

Restaurantes, tascas, chefs, clientes, jantares, cozinhas de autor, street food, you name it. Não há nada relacionado com gastronomia que escape à Lisbon Food Week, uma semana totalmente dedicada ao tema.

Depois de uma primeira edição em 2016, a deste ano chega ainda mais completa, sob alçada de três entidades organizadoras: as Edições do Gosto, a Essência do Vinho e a Masemba.

Mas falemos de comida, que é isso que nos junta e aqui há para todos os gostos. A Lisbon Food Week sugere uma rota de restaurantes escolhidos a dedo pela equipa da Edições do Gosto, responsável pela revista de gastronomia Inter Magazine. São eles: Boi-Cavalo,Food Corner do Mercado da Ribeira,Balcão, Peixaria e Tasca da Esquina,Feitoria,Padaria Gleba, Café Garrett e o Rib Beef  & Wine.

Mas como nunca se diz não a uma boa tasca, também há uma lista preparada para quem quer provar o que de mais tradicional a nossa cozinha tem. O jornalista  Tiago  Pais  compilou-as  no  seu  livro  “As  50  Melhores  Tascas de Lisboa” e, para esta edição especial, escolheu duas sugestões de pratos diários para cada dia da LFW. Entre eles estão o bacalhau à brás da 'Antiga  Casa  Faz  Frio',  o  arroz  de  moelas  com  gambas  do  'Pomar  de  Alvalade', o entrecosto com arroz de feijão do 'Zé dos Cornos', o arroz de gambas, às terças, d’ O Buraquinho' ou o cozido à portuguesa da 'Imperial de Campo de Ourique'.

Há ainda uma série de jantares especiais, durante os quais os chefs se juntam para desenvolver um menu sobre determinado tema. No dia 3 de Novembro, no Espaço Espelho de Água, António  Alexandre,  Viriato  Pã,  Celestino Grave, Rui Manuel e William Ferro Melo preparam um jantar dedicado ao tema ‘Lusofonia: Uma Linguagem Gastronómica Comum’. Com data dupla – 3 e 8 de Novembro – o jantar “A Raposa e o Lobo" acontece no Cave 23, com Bernardo Agrela a ficar responsável pelos pratos e Constança Cordeiro pelos copos. Dia 4 de novembro, Vitor Adão vai interpretar a cabidela na Cozinha popular da Mouraria. Também dia 4, mas ao pequeno-almoço, Ana Leão prepara uma refeição australiana no Café Garrett.

E como os portugueses quando comem já estão a pensar – e a falar – sobre a próxima refeição, é quase obrigatório que haja um espaço dedicado às conversas gastronómicas. No dia 6 de novembro, Hugo Brito e Tiago Feio falam sobre o desafio que é abrir um restaurante. Já no dia 9, a conversa faz-se no feminino com o “Mulheres com Tomates”, um evento que junta sete mulheres do mundo da gastronomia, vinhos e bar.

A  LFW  acolhe  também  um  outro  evento  já  veterano: o Congresso  dos Cozinheiros, entre 11 e 13 de novembro. Este ano, esta semana especial integra também a  18ª  edição  do  Encontro  com  Vinhos, Encontro com Sabores, de 10 a 13 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa. Trata-se de um evento organizado pela Revista de Vinhos e que conta com a presença de mais de 400 produtores.

Num texto com carateres limitados não há espaço para longas listas, mas todas elas podem ser consultadas no site oficial do Lisbon Week Food.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×