22/10/17
 
 
José Paulo do Carmo 13/10/2017
José Paulo do Carmo

opiniao@newsplex.pt

Madonna no país das maravilhas

Lá de fora, as notícias trazem--nos a guerra contra o Estado Islâmico, os atentados em Paris e Londres, o massacre em Las Vegas e o conflito com a Coreia do Norte. A ameaça das armas químicas, a violência em Barcelona e o problema da independência, os furacões que arrasam as Caraíbas e se estendem para os Estados Unidos, a escalada do crime no Brasil ou os graves problemas de direitos humanos, de fome e de pobreza extrema que continuamos a ignorar em África

Estamos na segunda semana de outubro e os termómetros chegam aos 33 graus. Vinte e cinco à noite. As pessoas passeiam-se felizes pelo Chiado, de t-shirt e calções, como se o agosto se tivesse prolongado e decidisse que este ano estaria ao lado do país campeão europeu. Sim, aquele pequenino, onde vivem “meia dúzia” de pessoas, que venceu a magna França, com o desplante de o ter feito em plena Paris. No Algarve, os britânicos dizem--me que o dinheiro aplicado na compra da casa foi muito bem empregue: afinal, o verão por cá são seis meses, e não só os três de antigamente. Agarram no avião e continuam a vir cá passar os fins de semana, ajudando no combate à sazonalidade.

Estamos cada vez mais bonitos, com as ruas mais arranjadas e limpas, decorações mais modernas que respeitam a nossa história. Regressam os azulejos, poupam-se as calçadas nas zonas históricas e os bordados entram na moda. Temos o melhor peixe e só precisamos de uma grelha e de uma pitada de sal , um marisco elogiado por todos e mil formas de fazer o nosso fantástico bacalhau, como as pataniscas e os bolinhos tão nossos. A feijoada e o rancho que levamos das nossas raízes, ou os filetinhos de polvo com arroz do mesmo. Apostamos cada vez mais nos sumos naturais e nos nossos frutos, preservam-se os enchidos, as migas e o choco.

Temos escritores brilhantes, cientistas reconhecidos e uma história do fado que se funde com a nova geração de cantores de diversos estilos. Ganhamos a Eurovisão e temos o melhor surfista da Europa. Fátima comemora o seu 100.o aniversário trazendo milhões à zona centro e dinamizando a sua economia. A Madeira e os Açores estão cada vez mais charmosos e a crescente popularidade do eixo da Macaronésia fazem antever um futuro risonho para as nossas ilhas, cada vez mais paradisíacas e alvo do interesse do turismo. A segurança sente-se nas ruas como em poucas outras zonas do planeta. O Porto está elegante e fino, e Lisboa cosmopolita e de cara lavada. Uma costa alentejana renovada, repleta de boas praias e de locais sossegados, quintas abandonadas que deram lugar a turismos rurais de bom gosto.

Lá de fora, as notícias trazem--nos a guerra contra o Estado Islâmico, os atentados em Paris e Londres, o massacre em Las Vegas e o conflito com a Coreia do Norte. A ameaça das armas químicas, a violência em Barcelona e o problema da independência, os furacões que arrasam as Caraíbas e se estendem para os Estados Unidos, a escalada do crime no Brasil ou os graves problemas de direitos humanos, de fome e de pobreza extrema que continuamos a ignorar em África.

Nem tudo é tão mau assim lá fora, obviamente, nem tão perfeito cá dentro, todos sabemos disso. Ainda assim, no meio de tanta insegurança e de problemas graves no panorama mundial, não é de estranhar que personalidades famosas como o jogador Eric Cantona, o mais famoso designer de sapatos do mundo, Christian Louboutin, a atriz Monica Belucci, o designer Philippe Starck ou, mais recentemente, a cantora Madonna escolham o nosso “cantinho à beira-mar plantado” para viver. E se com toda a nossa humildade lhes agradecemos porque acabam por ser bandeiras portuguesas a divulgar a uma escala planetária o que temos de melhor, a realidade é que a sorte é sobretudo deles, que encontraram o país das maravilhas, pelo menos por enquanto. Adaptando uma frase de uma música conhecida, porque amanhã pode “chover”, o melhor é irmos aproveitando este “sol” !

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

Não tem utilizador? Clique aqui para registar

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×