19/11/17
 
 
João Pedro Santos 12/09/2017
João Pedro Santos
Cronista

opiniao@newsplex.pt

Aljubarrota

Episódios da História de Portugal contados de uma forma estúpida e sem um pingo de objectividade.

- Olha uma coisa ó Nuno, tenho de desabafar uma situação que me anda aqui a atormentar o juízo vai para uns dias.

- Chuta João, que como ainda não inventaram a internet não tenho mais nada para fazer.

- Pois… eh pá… aqui há uns tempos disseram-me que isto andava sem rei nem roque e que se um gajo não se pusesse fino os estrangeiros vinham para aí e mandavam nesta gaita toda e então eu, depois de uma jantarada bem regada a tinto carrascão e aguardente da Lourinhã, cheio de cagança própria de quem já está com os foles entupidos de coragem, lá aceitei o desafio de ser rei desta patota que para aqui está montada…

- Lembro-me bem, foi naquela tasca na Mouraria, porra… que punhada que apanhei, estava tudo maluco a virar shots de bagaço por entre rodelas de chouriço e azeitonas com caroço.

- Sim… e vai daí, desde então que sou rei de Portugal, o que até nem é mau diga-se, um tipo tem subvenção vitalícia, meia-dúzia de castelos e uns quadros pintados para pôr no museu, nada que se compare ao que o Sócrates limpou desde que se empoleirou no poder mas já dá para o gasto sim senhor.

- Bom… então mas o que é que te atormenta meu caro Dom João Mestre de Avis.

- É que desde que sou rei isto tem sido sempre a descer, porra! Uma pessoa não tem descanso, estou há mais de um ano para marcar férias em Ibiza com uma cortesã perdida de boa e não consigo orientar um fim-de-semana de vida mansa. Agora recebi este corvo à moda da Guerra dos Tronos a dizer que o Rei de Castela soube que a Madonna veio viver para Lisboa e vai daí quer anexar o reino só para poder lixar a vida à miúda.

- Isso é que não! A Madonna é nossa caral*** Já não basta terem-nos ficado com o Ronaldo, agora esta salganhada? Vamos já para cima deles. João, tens o gajo no Whatsapp?

- Não Nuno, só pombos-correio…

- Então manda uma mensagem a dizer que a gente não se verga por dá cá aquela palha. Gaita pá! Olivença ainda vá que não vá, agora a Madonna é que não!!

- Calma Nuno. Isto resolve-se à lambada e pronto. Olha lá tu que és General e tudo diz-me lá qual é a táctica que vamos usar?

- Eh pá não sei.. os mestres da táctica estão todos em Inglaterra, manda lá um tweet ou um desse pardais dos teus para o Mourinho, ou então para aquele rapaz novo do Watford que também se amanha bem.

- Temos cá o Jesus.

- O Jesus é bom, mas nestes confrontos decisivos mete sempre o pé na argola, é melhor deixar isto para os Ingleses.

 

25 pombos-correio depois…

 

- Dom Nuno, Condestável do Reino, há novidades! Os ingleses já deram a táctica e até trazem uma malta para ajudar.

- Boa! Como é que vai ser? Pelas alas, mais pelo miolo, losango?

- Dizem que o melhor contra os espanhóis é a táctica do quadrado.

- Do quadrado Dom João? Isso assim parece-me um bocado enfadonho.

- Eles é que sabem, andam fartos de andar à bulha na Liga dos Campeões e parece que contra os espanhóis o melhor é mesmo o quadrado.

- Muito bem, seja, agora é preciso arranjar um lugar bonito para a batalha.

- Nuno, estive a ver no mapa, ali para os lados de Porto de Mós há um lugar chamado Batalha, tu já viste a coincidência? Parece-me apropriado e depois é perto, poupa-se no combustível.

- Estás enganado João, chama-se Batalha porque foi lá que andámos à lambada com os espanhóis mas por agora é só um descampado a caminho de Leiria.

- Mais uma razão, então se se vai chamar Batalha é porque é mesmo lá, senão depois cria-se uma confusão dos diabos à malta que se mete a escrever os livros de História e ainda nos metemos em trabalhos com a continuidade espácio-temporal.

- Bem visto. E achas que a Madonna vai lá estar?

- Não pá, ela de Portugal só curte Lisboa e o Benfica, o resto é paisagem.

- É pena… gostava de lhe mostrar um pouco da vida no campo… Vá, vamos lá despachar isto que ainda a quero ir ver a Alfama cantar o “Like a Virgin”.

 

João Pedro Santos

Escritor e Humorista.

 

 

 

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

Não tem utilizador? Clique aqui para registar

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×