17/11/17
 
 
Leão de igual para igual. Águias querem voar para lugares cimeiros

Leão de igual para igual. Águias querem voar para lugares cimeiros

Laura Ramires 12/09/2017 12:10

No arranque da Champions, Jesus diz que ambiente infernal em Atenas pode galvanizar leões. Rui Vitória quer 4.º ano consecutivo a passar a fase de grupos

Confiante, descontraído, mas alerta. Foi assim que Jorge Jesus se apresentou na antevisão ao encontro que hoje irá colocar o Sporting frente aos gregos do Olympiacos. “Estamos no primeiro jogo com a mesma confiança, sabendo que vamos passar por momentos complicados, vamos ser apertados, mas isso faz parte daquilo que nós já pensámos em termos de estratégia”, adiantou o técnico leonino num momento em que garantiu que o clube de Alvalade quer “dar o pontapé de saída na Grécia com uma vitória”.

O primeiro e um bom passo já que o Olympiacos, apesar de crónico campeão em solo grego, é teoricamente, o adversário mais acessível do grupo onde marca presença o conjunto verde-e-branco. Mas nem isso parece mover as atenções de Jorge Jesus, que recusa “favoritismos” e prefere ter a “capacidade para jogar com os melhores independentemente do nome deles”. “Não vamos separar este jogo do Olympiacos com os dos nossos outros adversários [Juventus e Barcelona]. Vamos olhar o Olympiacos como olhamos o Barcelona e a Juventus, acreditando que temos capacidade de os vencer. Amanhã [hoje] é com esse pensamento que vamos entrar”, garantiu. Com presença garantida na competição pelo segundo ano consecutivo, o técnico de 63 anos assegurou ainda que há solução, caso seja necessário, para o lugar Piccini, que saiu lesionado no último encontro, diante Feirense.

“Não temos a certeza absoluta se ele pode jogar. Pode jogar de início ou então ir para o banco. O jogo de Santa Maria da Feira deu-me mais uma alternativa. O Battaglia fez essa posição com muita qualidade. E temos a possibilidade do Stefan Ristovski”, avançou. Por enquanto a maior ameça parece ser mesmo o ambiente tipicamente infernal no Estádio Georgios Karaiskakis, em Pireus: “será um ambiente que poderá ter alguma influência nos jogadores do Olympiacos mas também nos do Sporting, que estão habituados a jogar em ambientes assim, onde os adeptos estão sempre a apoiar as equipas. Isto galvaniza o adversário, que somos nós. Determinante é ter qualidade, é os jogadores do Sporting estarem confiantes”.

Terminar em primeiro ou em segundo

Rui Vitória não espera facilidades no encontro com o CSKA, pelo contrário, mas o objetivo está definido: terminar nos dois primeiros lugares do grupo, até porque, em boa verdade, este Benfica de Rui Vitória sempre passou da fase de grupos da prova. “O importante é estar nas duas primeiras posições depois desta fase. Já passámos nos últimos três anos à fase seguinte e queremos dar continuidade. Achamos que temos capacidade para disputar com estas equipas a passagem”, reconheceu o treinador das águias. Sobre o adversário mostrou-se consciente de estar perante “uma equipa com misto de veterania e juventude, organizada e difícil”, mas sublinhou que o tetra campeão nacional “tem capacidade de resposta, não tenho dúvidas disso”.

“O plantel foi feito consoante as nossas ideias de jogo e possibilidades. É evidente que gostava de ter todos os jogadores disponíveis e em plenas condições, mas a vida das equipas é assim. É a oportunidade de outros poderem aparecer”, acrescentou Vitória, falando especificamente de Gabigol.

“Se amanhã tiver de jogar, estará em condições, mas temos de ver qual a altura melhor para ele ir para dentro de campo, se está seguro e confiante para isso. Não digo se vai jogar ou não, mas acabou de chegar”, avançou. Recorde-se que Gabriel Barbosa desde que aterrou na Luz foi convocado para o jogo com o Portimonense, apesar de não ter chegado a sair do banco, e entrou nos 25 convocados de Rui Vitória para atacar a Champions. Caso seja chamado a campo, será uma estreia absoluta do futebolista brasileiro em provas europeias, já que o lateral direito, vindo do Inter de Milão, nunca tinha sido escolhido para atuar nem na Liga Europa nem na Liga dos Campeões.

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

Não tem utilizador? Clique aqui para registar

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×