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Afinal, será que a comida nos deixa mesmo mais felizes?

Afinal, será que a comida nos deixa mesmo mais felizes?

Jornal i 09/09/2017 15:11

Uma questão que continua sem uma resposta concreta: Uns comem ‘desalmadamente’ quando estão deprimidos, outros preferem deixar a comida de lado. Afinal, a comida ‘enche-nos’ a alma?

Segundo um estudo feito pela Hapiffy, um site que se dedica a divulgar investigações relacionadas com a felicidade, existem várias acções relacionadas com o acto de comer que de facto aumentam os níveis de satisfação connosco próprios e com os outros. Este estudo foi feito nos Estados Unidos, mas serve para ilustrar o impacto da comida e das refeições na vida das pessoas.

1.    90% dos inquiridos diz que é importante tomar as refeições em família;

2.    80% guardam memórias dos jantares de família;

3.    Comer em casa é menos stressante do que almoçar ou jantar fora, sugerem várias investigações;

4.    Faz-se escolhas mais saudáveis quando se come em casa;

5.    Os jantares de família aumentam a auto-estima e a sensação de bem-estar;

6.    Confeccionar os pratos faz-nos sentir bem: 79% dos adultos inquiridos afirmam que gostam de cozinhar;

7.    Um estudo divulgado pela Hapiffy diz que comer sete porções de frutas ou vegetais por dia tornam-nos mais felizes;

8.    As pessoas que consomem magnésio regularmente têm uma menor probabilidade de ficarem deprimidas;

9.    Vários estudos mostram que as pessoas que saboreiam bem aquilo que comem são mais felizes, mais optimistas e sentem-se mais satisfeitas com a vida que levam;

Para aproveitar ainda mais o tempo da refeição, siga estes conselhos (dados pela Hapiffy):

1.    Desligue a televisão, o computador, o tablet e outros aparelhos que o impedem de se concentrar no prato;

2.    Se puder, aproveite a companhia de outros enquanto come;

3.    Mas não fale muito. Tenha uma conversa agradável, mas que dê para parar um pouco para saborear aquilo que come;

4.    Dê-se ao trabalho de sentir a textura de cada garfada;

5.    Pouse os talheres depois de levar a comida à boca. Não coma tudo a correr;

6.    Tenha cuidado com as porções. Mesmo que goste muito de umas coisas, mantenha o prato equilibrado para saborear de tudo um pouco;

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