21/10/19
 
 
Ela salvou os habitantes de Candosa do perigo

Ela salvou os habitantes de Candosa do perigo

Miguel Silva Ana Carvalho 21/06/2017 19:55

Chama-se Isabel e ajudou a retirar oito idosos da localidade ameaçada pelas chamas

"Foi ela que salvou os idosos desta aldeia", diz o marido com ar de orgulho. Enquanto os amigos ficaram a defender, durante 24 horas, a "abandonada e esquecida" aldeia de Candosa, Isabel, em duas viagens, levou oito idosos que habitam esta aldeia para a sua casa. No total são 11, mas o pai de Isabel e outro companheiro quiseram ficar em batalha. "Ela deu uma volta enorme, era impossível passar por muitos dos caminhos, estávamos completamente rodeados de chamas".

A aldeia já tem os 11 habitantes todos de volta, disseram-lhes que não havia perigo em voltar. De lenço na cabeça, com os olhos tapados pelas mãos, está uma mulher com ar de quem já viveu muito, que não nos quer dizer o nome nem a idade. "Estou farta de entrevistas". Quando se pergunta pelo dia de ontem responde: "é uma tragédia, quem nos valeu foi a Isabel que nos levou para casa dela, que ainda é longe".

Isabel desaparece de cena, os companheiros avisam-na de que surgiram novos focos de incêndio perto do perímetro da aldeia. De trator, vai com ar determinado salvar os animais. Ao marido, pergunta-se sobre a coragem de quem combateu o incêndio longe da ajuda de autoridades. "Para grandes mulheres têm de existir grandes homens também. Ninguém nos veio socorrer, tivemos de ser nós a salvar isto".

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×