10/12/2023
 
 
EUA libertam Chelsea Manning

EUA libertam Chelsea Manning

Jornal i 17/05/2017 12:13

A soldado transgénero que em 2010 transferiu milhares de documentos confidenciais para a Wikileaks foi perdoada por Obama. 

A soldado transgénero que transferiu centenas de milhares de documentos confidenciais norte-americanos sobre as guerras no Iraque e Afeganistão é libertada esta quarta-feira, passados sete anos na prisão. A pena de 35 anos de Chelsea Manning – antes Bradley Manning – foi anulada por Barack Obama nos últimos dias da sua presidência.

Não se conhecem muitos detalhes sobre a libertação de Manning, que passou os últimos anos na prisão militar do Fort Leavenworth, no Kansas, em sucessivos recursos contra a sua pena e pedidos para que fosse tratada como uma detida mulher. As informações foram ocultadas por receios de represálias.

Sabe-se, porém, através de um fundo que angariou 135 mil dólares para ajudar Manning com a sua vida fora da prisão, que a militar americana deve mudar-se para Maryland. Chelsea continua no exército americano, mas espera o desenrolar do seu processo em Tribunal Marcial – oficialmente, Manning está em licença sem vencimento.

Chelsea Manning transferiu informações confidenciais como dados sobre detidos em Guantánamo, milhares de comunicações do Departamento de Estado e vídeos como o que foi gravado em 2007, em Bagdade, por um helicóptero americano Apache que abriu fogo sobre um grupo onde se encontravam dois jornalistas da Reuters.  

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline