14/11/18
 
 
Alemanha. Vitória dos conservadores no ensaio para as legislativas
OLIVER BERG

Alemanha. Vitória dos conservadores no ensaio para as legislativas

OLIVER BERG Jornal i 14/05/2017 19:42

Os social-democratas de Martin Schulz sofrem uma pesada derrota nas eleições para o estado da Renânia do Norte-Vestefália. Merkel parece encaminhada para o quinto mandato. 

A CDU de Angela Merkel venceu este domingo as eleições regionais no estado federado da Renânia do Norte-Vestefália, o mais populoso no país e há muito um importante bastião para os social-democratas do SPD.

De acordo com as sondagens à boca das urnas, os cristãos-democratas podem contar com 33,7% dos votos contra 31,1% do SPD, uma margem inesperada tendo em conta que as sondagens antecipavam um empate técnico.

A governadora social-democrata, Hannelore Kraft, reconheceu este domingo a derrota frente a Armin Laschet e demitiu-se do cargo que desempenhava no SPD. Governava desde 2010 em coligação com os Verdes.

As eleições na Renânia do Norte-Vestefália são encaradas como um tipo de prova antecipada para as legislativas de setembro.

Depois de uma queda nas sondagens que chegou a permitir a liderança do SPD, a CDU e Merkel regressaram ao cimo das intenções de voto.

Os resultados das eleições regionais deste domingo dão uma nova indicação da queda abrupta nas sondagens e parecem sepultar as ambições do centro-esquerda alemão, que é liderado pelo antigo presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

A mais recente sondagem ARD-Deutschland Trend, publicada na sexta-feira, atribui 37% das intenções de voto ao partido da chanceler Angela Merkel, que parece encaminhada para um quinto mandato. O SPD de Schulz tem menos dez pontos: 27%. 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×