18/10/17
 
 
O mês de abril é aquele em que nos sentimos mais cansados. Saiba porquê

O mês de abril é aquele em que nos sentimos mais cansados. Saiba porquê

Shutterstock Jornal i 19/04/2017 20:02

A Ciência explica

Ao que tudo indica, esta é a época do ano mais difícil para o nosso organismo, uma vez que este precisa de se adaptar a várias mudanças que foram ocorrendo ao longo do tempo.

Desde que a primavera chegou e que a hora mudou, que há vários fatores que se acumulam no nosso corpo, fazendo com que em abril a preguiça e a falta de energia se acentuem significativamente.

Mas afinal, o que é que nos leva a sentir tanto cansaço e preguiça?

A astenia

Esta é a sensação generalizada de debilidade e de falta de vitalidade, que se sente tanto a nível físico como mental. Impede-nos de realizar certas tarefas que faríamos com a maior das facilidades e pode surgir por diversos motivos.

Os cientistas explicam que a fadiga/cansaço pode surgir à medidas que os dias se alongam e que os nossos corpos se habituam à mudança da hora. O aumento da temperatura também tem alguma ‘culpa’, uma vez que faz com que cada pessoa se sinta mais cansada enquanto o organismo não se habitua ao ambiente.

Alergias

As alergias, que são típicas desta altura do ano, podem ‘obrigar’ muitas pessoas a tomar anti-histamínicos, que por sua vez podem causar alguma sonolência.

A melhor maneira de tentar combater este cansaço é tentar regular o nosso relógio biológico, e isso consegue-se descansando mais e sincronizando os nossos hábitos com o ritmo natural do dia a dia.

Aumentar a atividade física diária, fazer meditação e yoga, evitar bebidas alcoólicas e comidas estimulantes também são algumas medidas que podem ser adaptadas para ajudar o nosso corpo a voltar ao normal.

 

 

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

Não tem utilizador? Clique aqui para registar

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×