24/11/17
 
 
REN. Acionistas decidem sobre aumento de capital para comprar EDP Gás

REN. Acionistas decidem sobre aumento de capital para comprar EDP Gás

jornal i 19/04/2017 19:22

Assembleia-geral está marcada para 11 de maio.

Os acionistas da REN vão decidir, na próxima assembleia-geral, marcada para 11 de maio, se autorizam o Conselho de Administração a aumentar o capital social para comprar a totalidade da EDP Gás e, a partir daí, alterar os estatutos da empresa.

A proposta de aumento do capital social da empresa é um dos sete pontos da ordem de trabalhos da reunião que consta na informação enviada em comunicado à CMVM.

Recorde-se que, em abril passado, a REN Gás, subsidiária da REN, "celebrou um contrato de aquisição da totalidade do capital social da EDP Gás e das suas subsidiárias, EDP Gás Distribuição e EDP Gás GPL - Comércio de Gás de Petróleo Liquefeito, à EDP Ibéria, correspondendo o preço a um 'enterprise value' [valor da empresa] de 532.4000.000,00 euros", recorda a REN.

O Conselho de Administração "entende que a estrutura mais adequada para fazer face a tal aquisição resulta da combinação do recurso a linhas de crédito e a um aumento de capital social da REN por novas entradas em dinheiro até 250.000.000,00 euros, a realizar mediante a oferta pública de subscrição de ações com respeito pelo direito de preferência dos acionistas", acrescenta a empresa.

E, "para manter a flexibilidade necessária à realização deste tipo de operações em mercado, o Conselho de Administração entende que é essencial alterar os estatutos da REN de modo a autorizar o Conselho de Administração a deliberar quanto ao referido aumento de capital", refere.

A REN fechou 2016 com um lucro de 100,2 milhões de euros, uma queda de 13,7% face ao ano anterior, o que é justificado com ganhos não recorrentes registados em 2015.

O Conselho de Administração da REN vai propor um dividendo de 17,1 cêntimos por ação relativo ao exercício de 2016, valor em linha com o de 2015.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

Não tem utilizador? Clique aqui para registar

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×