23/9/20
 
 
Cenário razoável em 2017, dúvidas nos anos seguintes

Cenário razoável em 2017, dúvidas nos anos seguintes

Magalhães Afonso 18/04/2017 12:48

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) considera que as previsões macroeconómicas do Governo no Programa de Estabilidade 2017-2021 são razoáveis para este ano mas tem dúvidas em relação aos anos seguintes. 

De acordo com o parecer do CFP, o cenário macroeconómico apresentado pelo Ministério das Finanças para os próximos quatro anos “apresenta uma composição do crescimento assente no dinamismo do investimento e das exportações que, a concretizar-se, se afigura como a mais adequada para a sustentabilidade do crescimento da economia portuguesa”.

Para 2017, o organismo liderado por Teodora Cardoso, afirma que as previsões para 2017 são “prováveis” mas as para o “período de 2018 a 2021” sugerem “um risco para a composição do crescimento”.

Segundo o CFP, o risco “ particularmente assinalável no que respeita ao contributo positivo da procura externa" na totalidade do "horizonte de previsão”.

O CFP “reitera que os exercícios de previsão de médio prazo são especialmente relevantes se apoiarem a formulação de políticas baseadas em cenários prudentes e em expectativas moderadas”.

Isto porque, “caso sejam excedidas”, poderão acomodar com maior facilidade eventuais choques adversos ao mesmo tempo que “aumentarão a confiança na economia”. 

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×