1/12/20
 
 
Morreu o homem que inspirou "Mr. Tambourine Man"

Morreu o homem que inspirou "Mr. Tambourine Man"

17/04/2017 12:47

Bruce Langhorne ajudou a moldar o som de Bob Dylan. Morreu aos 78 anos. 

Em 1985, Dylan "responsabilizou-o" por ter escrito o clássico "Mr. Tambourine Man" vinte anos antes, quando o viu chegar a uma sessão de estúdio com uma pandeireta turca cheia de pequenos sinos. Embora o grande público nunca o tenha chegado a conhecer, uma canção foi o suficiente para o imortalizar. 

"Hey Mr. Tambourine Man, play a song for me", dizia o verso mais conhecido. Langhorne foi um músico crucial na transição da folk para o rock, a mesma que Dylan atravessou quando guardou a viola no saco e se ligou à eletricidade, sendo chamado de Judas. 

Na autobiografia de 2004, Dylan voltava às memórias de Langhorne. "Ter o Bruce a tocar contigo era tudo o que era preciso para fazer alguma coisa", escrevia.

Estudante de violino, foi obrigado a deixar os estudos de música clássica aos 12 anos depois de perder dois dedos num incêncio doméstico. Aos 17, dedicou-se à guitarra. 

Além da parelha com Dylan, gravou com Joan Baez, James Taylor, Odetta e Hugh Masekela, entre outros músicos de renome. Uma falha renal levou-o na última sexta-feira, dia 14. 

Ler Mais


Especiais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×