20/11/18
 
 
Novo recorde de venda em leilão

Novo recorde de venda em leilão

Magalhães Afonso 04/04/2017 16:45

Um diamante gigante, com o nome “Estrela Cor de Rosa”, é a pedra preciosa mais cara alguma vez vendida em leilão. Foi arrematado por 66,7 milhões de euros, um novo recorde.

Com 59,6 quilates (cerca de 12 gramas), o “Estrela Cor de Rosa”, que demorou dois anos a lapidar e polir foi vendido à cadeia de joalharia de Hong Kong Chow Tai Fook.  

A “Sotheby’s de Hong Kong está muito orgulhosa de ter este recorde”, disse o representaste da leiloeira na Ásia. Já o presidente da Sotheby’s para a jolharia internacional, que conduziu o leilão, apelidou a venda de “histórica”.

O “Pink Star” é o maior diamante do seu género avaliado pelo Instituto Gemológico da América e a sua venda superou os 58 milhões de dólares do diamante oval “Oppenheimer Blue” arrecadados em maio num leilão da Christie’s em Genebra, na Suíça.

Para a sua valorização acresce ainda a cor - rosa “fancy”, que tem a classificação mais elevada - mas também o grau de pureza dos seus cristais, entre os 2% de mais elevados do mundo.

A licitação do “Pink Star” começou nos 56 milhões de dólares, demorou cinco minutos e envolveu três licitadores. A oferta final chegou pelo telefone, levando a sala a aplaudir.

A Chow Tai Fook é o maior joalheiro do mundo, com mais de duas mil lojas de joalharia e relógios no mundo.

O diamante foi extraído pela De Beers no sul de África em 1999 e a sua primeira exibição pública foi no Mónaco em 2003, ao pescoço da modelo Helena Christensen. 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×