23/8/17
 
 
Ana Sá Lopes 16/03/2017
Ana Sá Lopes
Política

ana.lopes@ionline.pt

Ser ou não ser aeroporto Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo é tão novinho mas já está na história do país – e há muito tempo. 

Foi rápido a entrar na história, tem uma profissão onde o talento desabrocha na extrema juventude e também, infelizmente, se desgasta à mesma velocidade. É um símbolo do país, um orgulho nacional mesmo para quem não liga muito ao futebol, como é o meu caso. Mas o desprezo de quem não gosta de futebol pelo fenómeno de cultura que é o desporto é um bocadinho ridículo: é um pouco equivalente ao desprezo dos ateus pelas manifestações populares religiosas, como a romaria da Senhora da Agonia em Viana do Castelo.

Jorge Amado, comunista de sempre, ia à Senhora da Agonia, porque era um homem de cultura, com a consoante em letra maiúscula. Se Portugal se orgulha de Cristiano Ronaldo, é normal que a Madeira, onde o jogador nasceu, tenha um sentimento mais intenso. Mas faz sentido dar um nome a uma infraestrutura como um aeroporto de um homem de 32 anos, com uma longa vida à frente, que pode ou não continuar a ser um motivo de orgulho nacional? É duvidoso. É escusado. Era evitável. Mas Miguel Albuquerque colocou toda a gente perante um facto consumado: governo da República, Presidente da República, ANA – Aeroportos de Portugal.

Ainda que Marcelo Rebelo de Sousa tenha feito chegar avisos de que se distancia da decisão, vai estar presente daqui a 15 dias na inauguração do aeroporto Cristiano Ronaldo. O governo da República lava as mãos: as infraestruturas estão regionalizadas, o Governo Regional da Madeira pode dar o nome de quem quiser ao que quiser. Agora, a polémica vale o que vale: ainda ninguém chamou outra coisa que não Rossio à Praça D. Pedro iv. O Terreiro do Paço tem outro nome – Praça do Comércio – e o Cais do Sodré chama-se Praça D. Luís. Estes nomes que batizaram lugares antigos nunca se conseguiram impor. Quanto ao aeroporto da Madeira, chamem-lhe o que quiserem. 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

Não tem utilizador? Clique aqui para registar

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×