24/7/17
 
 
Afonso de Melo 14/03/2017
Afonso de Melo
opiniao

opiniao@newsplex.pt

O apito de Voltaire...

O futebol é o maior fenómeno de absorção do país. Não há jornal desportivo que não tenha economistas, médicos, professores, políticos ou meros oportunistas da má língua a escreverem sobre o tema. Revelam, geralmente, facciosismo e problemas de síntaxe. Mas é assim a liberdade de opinião. Como disse uma vez Voltaire a um adversário de polémica:“Senhor, não concordo minimamente como que está a dizer, mas sinto-me obrigado a defender até à morte o seu direito de ser um perfeito asno”. 

A minha opção em relação a esta selva de articulistas é não os ler. Não me interessam e, na maior parte das vezes, insultam a inteligência do desamparado leitor. Chamaram-me a atenção, no entanto, para um artigo de Daniel Oliveira, um opinador profissional, segundo creio. Mostrava-se ofendido com uma crítica ao presidente do Sporting e aproveitava para algumas considerações de mau gosto. Defenderei até à morte o seu direito de admirar as contínuas faltas de educação do referido presidente e o seu umbilical estilo chocarreiro. Mas, da mesma forma, não lhe conheço qualquer contribuição relevante, nem para a Democracia nem para a salubridade do futebol em Portugal. Na sua louvaminha, perguntava, ofendido, onde estavam todos os que se preocupam com o civismo do homem no tempo do Apito Dourado. Boa pergunta! À Baptista Bastos! Cada um terá a sua resposta. Cada um de nós sabe onde estava no 25 de Abril... Para mim, a resposta é fácil. No tempo do Apito Dourado estava a escrever sobre o caso mais sórdido do desporto português.

Divulgando manigâncias e desonestidades. Em jornais regionais ou em livros, quando os jornais nacionais ou de referência fugiam do tema como se tivesse lepra. E sobretudo na barra dos tribunais. Sujeito àquilo que o meu advogado, José Manuel Mesquita, chamou com argúcia “bullying judicial”, levado a cabo pelo Campeão Nacional dos Arguidos. Estava no meu posto! E dispenso lições de moral de quem, no caso, não a tem.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

Não tem utilizador? Clique aqui para registar

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×