17/11/18
 
 
Cool Farm. O high tech chegou às hortas caseiras

Cool Farm. O high tech chegou às hortas caseiras

Marta Cerqueira 06/03/2017 13:07

Através de uma app, o utilizador consegue acompanhar o crescimento da sua horta

Aquilo que começou por ser um vaso onde começou uma pequena horta caseira, transformou-se rapidamente num sistema digno de ser apresentado em feiras internacionais como um dos mais avançados do mercado.

Gonçalo Cabrita foi desafiado por um amigo a começar uma produção caseira na varanda de casa. Para que os produtos resistissem ao tempo e a produção tivesse sucesso, começou a integrar sistemas tecnológicos, até chegar ao que hoje designa de Cool Farm. Este sistema automático, fechado e vertical, permite manter um ambiente limpo e climatizado no interior, promovendo um efeito semelhante ao de uma estufa. O sistema é o ideal para o crescimento de vegetais como alfaces, agrião, beterrabas, ervas e flores. Esta nova solução de cultivo usa 90% menos água do que a agricultura tradicional e não necessita de pesticidas nem herbicidas.

O novo equipamento é personalizável e composto por módulos que começam nos 100 metros quadrados de área de produção, mas que podem ser facilmente aumentados tanto vertical como horizontalmente.

Este sistema é apresentado como a solução para proporcionar a experiência do cultivo  a quem vive em locais sem espaço exterior para isso. Além disso, como tem ligação à internet, permite ao utilizador ter acesso ao que vai acontecendo com a sua horta, ao mesmo tempo que recebe alertas sobre qual a altura certa para mudar a água ou colher os produtos.

A inovação portuguesa está a ser apresentada, entre os dias 5 e 9 de março, em Dusseldorf, na feira de comércio a retalho Euroshop 2017.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×